Procura por Certificação Digital em Santa Catarina aumentou em 2015
Em um mundo onde o virtual está cada vez mais presente, a demanda por Certificação Digital pelas empresas e pessoas físicas cresce anualmente. Só entre janeiro e maio de 2015, 1,2 milhão de certificados já foram emitidos no país. O número é 27% maior se comparado ao mesmo período de 2014 e 34% superior em relação ao acumulado dos meses em 2013. Os dados são da Fenacon Certificação Digital, órgão credenciado como Autoridade Certificadora e apto a credenciar Autoridades de Registro.
No estado de Santa Catarina, a procura pelas certificações aumentou 36% na comparação do primeiro semestre de 2015 com o mesmo período do ano passado.
Segundo o presidente do Sescon/SC, Eugenio Vicenzi, os números mostram a conscientização dos empresários e dos cidadãos em se identificar no meio virtual de forma segura e confiável. “Estar presente no meio digital já não é uma opção. Várias transações, aplicações e troca de documentos confidenciais são feitas via internet. Estar seguro neste ambiente é de extrema importância para a realização das operações, serviços e autenticidade das informações”, analisa Vicenzi.
Além disso, Fernando Baldissera, presidente do Sescon Grande Florianópolis, ressalta que nos últimos anos diversas mudanças na legislação fiscal também impulsionaram a busca pela Certificação Digital tanto por pessoas jurídicas como pessoas físicas. Alguns exemplos são a emissão da NFS-e e da NF-e, a instituição do e-Social, a cultura de desmaterialização de documentos e assinaturas e a entrega das declarações tributárias para os órgãos públicos. “A Certificação Digital é uma garantia segura e rápida para a solução de obrigações acessórias das empresas, por isso é importante fazer uma agenda positiva para a certificação dos clientes da empresas contábeis, a fim de evitar a correria de última hora”, destaca Baldissera.
O presidente em exercício do Sescon Blumenau, Nelson José Mohr, destaca também a importância dos contadores fazerem seus certificados com os Sescons e também indicarem seus clientes ao mesmo. “É importante pois fortalece as entidades e assim contribuem para que elas continuem defendendo os interesses da classe em nível municipal, estadual e federal. Além disso os clientes dos Sescons recebem um atendimento diferenciado, com um suporte preocupado em resolver possíveis problemas, priorizando sempre a qualidade e a satisfação” lembra Mohr.
Benefícios
O Certificado Digital é um arquivo eletrônico, armazenado em uma mídia digital, que contém os dados do seu titular pessoa física ou jurídica (e-CPF ou e-CNPJ) e adota mecanismos de segurança que garantem veracidade, confidencialidade e integridade na comunicação com órgãos públicos como a Receita Federal, Detran, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, entre outros.
“O Certificado Digital é a identidade da pessoa jurídica ou física no meio digital. Estar adequado a estes avanços tecnológicos facilita o acesso a diversos serviços, insere a empresa no universo do e-Social e reduz custos com deslocamentos e documentos físicos”, avalia o presidente da Fenacon, Mario Berti.
Para quem tiver interesse em obter o certificado, Berti explica que é obrigatório uma validação presencial nos postos de atendimento credenciados. Também é preciso levar toda a documentação exigida para a conferência dos dados e emissão do certificado.
Nos sites dos Sescons de Santa Catarina são encontradas todas as informações sobre como obter o Certificado Digital.
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