19/09/2023
Consulta do 5º lote da restituição do IRPF 2023: Veja data de liberação
A Receita Federal deve liberar a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda até sexta-feira (22). Os pagamentos serão realizados no dia 29 de setembro.
A data da consulta ao 5º lote ainda não foi anunciada oficialmente. Segundo a Receita Federal informou ao UOL, “as informações serão oportunamente divulgadas”. O Fisco costuma abrir a consulta uma semana antes da data de pagamento do lote, seguindo o calendário do Imposto de Renda 2023.
Como realizar consulta:
- Para saber se ainda têm direito à restituição do Imposto de Renda 2023, os contribuintes poderão verificar o status do pagamento no site oficial da Receita Federal: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/ a partir do dia 22 de setembro.
- No entanto, caso a consulta já apresente o status “em fila de restituição”, é altamente provável que o valor seja liberado em setembro, uma vez que o 5º lote é o último em 2023.
- Além disso, o Fisco oferece a possibilidade de realizar uma consulta completa sobre a situação da sua declaração, identificando eventuais pendências. Para isso, basta verificar o extrato de processamento no e-CAC. O site também fornece informações detalhadas sobre a natureza das pendências e quaisquer dados incorretos que necessitam de correção.
- O pagamento das restituições está agendado para o dia 29 de setembro, diretamente na conta bancária indicada durante a declaração.
Calendário de pagamento das restituições do IRPF 2023
- 1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago);
- 2º lote: 30 de junho (5.138.476 contribuintes; já pago);
- 3º lote: 31 de julho (5.632.036 contribuintes; já pago);
- 4º lote: 31 de agosto (6.118.310 contribuintes; já pago);
- 5º lote: 29 de setembro.
Critérios de prioridade para recebimento da restituição
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
- Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- Utilização da declaração pré-preenchida e/ou opção por receber a restituição via Pix;
- Demais contribuintes.
Fonte: Economia Uol
Postado por: