Atestmed: segurados do INSS já podem pedir benefícios por incapacidade em agências dos Correios
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem solicitar o benefício por incapacidade ao INSS pelo Atestmed diretamente nas agências dos Correios habilitadas em todo o país, incluindo 63 unidades no Estado do Rio de Janeiro. A parceria entre as instituições têm o objetivo de agilizar o processo de concessão de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), com afastamentos de até 180 dias.
O Atestmed é um sistema do INSS que permite ao segurado fazer o requerimento e enviar a documentação médica de forma digital, para análise à distância, sem a necessidade de comparecimento a uma agência da Previdência Social.
Ao todo, 2.681 agências estão preparadas para o atendimento em todo o território brasileiro. No Estado do Rio, são 63 unidades dos Correios habilitadas, incluindo 23 na capital (veja a lista abaixo).
Como funciona
O requerimento do benefício pode ser feito totalmente nas agências dos Correios, com apoio de um funcionário da unidade preenchendo a solicitação e incluindo a documentação digitalizada no sistema do INSS.
Outra opção é o próprio segurado iniciar o pedido pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS, ou por meio de ligação para a central telefônica135. Após esse primeiro passo on-line, a documentação necessária poderá ser levada em até cinco dias a uma das agências dos Correios.
Na agência, os documentos serão digitalizados e enviados diretamente para o sistema do INSS, agilizando o processo de concessão de benefícios de até 180 dias de afastamento.
Em caso de inconformidade no atestado, o sistema encaminhará o segurado para confirmação por meio de perícia médica presencial.
O que é necessário no atestado
Para a concessão do benefício por meio documental, o atestado deve conter documentação médica e/ou odontológica impressa ou digital, com os seguintes dados:
- Nome completo do segurado;
- Data de emissão do(s) documento(s) médico(s) ou odontológico(s) (não superior a 90 dias);
- Diagnóstico ou código CID;
- Assinatura do profissional emitente, com sua identificação no conselho de classe;
- Prazo estimado de afastamento especificado, em dias, preferencialmente;
- É indispensável que todos os elementos estejam legíveis e sem rasura.