Informações com mais objetividade
Longas leituras e excesso de informações. Essas são as principais questões levantadas quando falamos sobre o antigo modelo do relatório anual, peça utilizada pelas empresas de capital aberto para divulgação e apresentação de suas realizações e performance. Mas, felizmente, esse cenário vem mudando. Hoje, muitas companhias buscam a adoção das melhores práticas para uma comunicação mais efetiva.
Primeiramente, deve-se destacar que o relatório anual de uma empresa é resultado de um processo dinâmico e participativo, e que conta com a contribuição das várias áreas da organização. Sua missão principal é prover, com transparência e qualidade, informações relevantes que ilustrem o que é a companhia e como ela atua, além, é claro, dos principais resultados obtidos naquele específico ano.
Existe um esforço grande de várias organizações brasileiras – como é o caso do Itaú Unibanco, a primeira empresa do sistema financeiro brasileiro a publicar um Relato Integrado – em inovar nesta comunicação em uma busca constante pela excelência.
Este Relato é um novo modelo de apresentação das informações corporativas que associa, por exemplo, os resultados financeiros ao valor criado por outras iniciativas, como ações sociais e ambientais. O objetivo é conectar, de forma clara e concisa, a estratégia da organização às suas diversas informações.
O modelo em questão antecipa metas e desafios, contribuindo assim para uma visão mais prospectiva e estratégica da empresa a ser compartilhada com seus investidores – e outros públicos interessados. Esta é uma mudança fundamental trazida por uma nova visão, a qual certamente atrairá um número maior de investidores de longo prazo.
Caio Ibrahim David – Vice-presidente de Finanças do Itaú Unibanco