XXIX Contesc: Uma espiada no futuro com Marcos Piangers
O jornalista Marcos Piangers subiu ao palco da XXIX Contesc para falar de inovação e mostrar como a evolução da comunicação tem mudado os hábitos das pessoas. Com brincadeiras e muita descontração, o integrante do Pretinho Básico – grupo multimídia da Rádio Atlântida – apresentou os serviços que transformaram as rotinas das pessoas.
Ele iniciou falando da música e como o mercado que gira em torno dessa área mudou drasticamente. A indústria fonográfica que faturava 14 bilhões de dólares em 1999, faturou 7 bilhões em 2014. Isso porque as mídias mudaram e a internet transformou o consumo.
Na sequência ele falou como os jovens são os disruptores que encontram soluções para serviços e ameaçam os controladores tradicionais do mercado. “O controlador pode ser uma grande empresa, que fica de olho no concorrente mas não inova muito mais. De repente surge uma novidade introduzida por um outsider, ou seja, alguém de fora que olha apenas para a conveniência do usuário num mercado que está cheio de clientes insatisfeitos. Assim ocorreu com o Netflix, o Airbnb, Whatsapp e o aplicativo Uber”, destacou ele.
Piangers foi enfático em dizer que a internet e a tecnologia são as ferramentas desses jovens que já nasceram na era digital e, portanto, não precisam fazer a migração do analógico para o digital. “Muitas empresas desenvolvem a cegueira voluntária, ou seja, negam a evolução, depois contestam os serviços inovadores com reclamações e só mais tarde lançam algo similar”, afirmou. Para encerrar, o comunicador apresentou produtos que estão para chegar e serviços que ainda irão revolucionar as vidas de todos.