Unoesc- Campus de Joaçaba realiza projeto de pesquisa junto à Rede Oeste de Contabili
Para estudar novos arranjos organizacionais das empresas contábeis, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento das mesmas, uma equipe de professores e alunos da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Unoesc – Campus de Joaçaba iniciou uma pesquisa junto à Rede Oeste de Contabilidade, integrada por cinco empresas do ramo de serviços contábeis, instaladas nas cidades de Caçador, Catanduvas, Concórdia, Joaçaba e Tangará. Os pesquisadores querem compreender como a Rede, formada em 2008, se constituiu, as ações de gestão e os benefícios que proporciona aos seus membros e à sociedade.
Especificamente, a pesquisa objetiva analisar como a Rede desenvolve seu trabalho e de que forma esta organização muda a relação empresas contábeis – clientes.
A relevância do estudo reside no fato de que redes de colaboração entre médias e pequenas empresas são estratégicas para assegurar sua sobrevivência e eficiência em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo. O novo contexto dos mercados, a diversificação de demandas e alternativas nas diversas áreas da sociedade influenciam mudanças de paradigmas, fazendo surgir novos arranjos na formação de organizações que, não apenas competem entre si, mas criam instrumentos de cooperação. Surge assim, uma estratégia na qual as organizações se associam para a conquista e realização de propósitos comuns, formando, entre outros arranjos, as redes de cooperação. Um exemplo é a Rede Oeste de Contabilidade, em que as cinco empresas, embora formalmente independentes, se organizam com vistas à adoção de ações que melhorem o desempenho em seu mercado de atuação, em especial quando implementam mudanças na gestão e na prestação de serviços.