Sescon’s do Estado reúnem-se em Florianópolis
Defender interesses e direitos em comum, valorizar o empreendedorismo no setor contábil. Estas são apenas duas das principais ações dos Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis espalhadas por todo o País. Em Santa Catarina três Sescon's atuam em regiões economicamente estratégicas: em Florianópolis, o Sescon Grande Florianópolis – abrangendo 23 municípios; em Joinville, o Sescon Santa Catarina – atuando em todo o Estado por meio de suas delegacias; e em Blumenau também a região possui um Sescon atendendo cidades limítrofes. Felizmente os três Sescon's do Estado são bastante unidos, sendo Santa Catarina um Estado referência neste sentido.
Aproveitando este bom relacionamento, na última sexta-feira (21), aconteceu em Florianópolis a 1ª reunião envolvendo as três entidades. Na pauta assuntos comuns para todos.
Principais assuntos destacados no encontro:
Portal Contábil
Inicialmente foi concedido espaço para que a equipe da Face Digital – empresa de tecnologia – pudesse divulgar números atuais do Portal Contábil SC, que em fevereiro vai completar dois anos de atuação à classe contábil e empresarial.
Em 2009, quando foi implantado, o Portal tinha – e mantém – por objetivo concentrar o maior número de informações de interesse do setor contábil. Nestes dois anos foram mais de um milhão e meio de visitas (o número de visitas em 2010 foi 57% maior que 2009). Mais de 22 milhões de páginas visualizadas, mais de 57 milhões de hits e quase 240 Gb de dados transferidos. Uma poderosa ferramenta de comunicação para que a classe contábil esteja, diariamente, bem informada. Contando com textos, artigos, TV Contábil SC, Web Rádio Contábil SC e demais atrativos.
Unicontábil SC
O segundo ponto destacado pela equipe da Face Digital, em parceria com as entidades, foi o projeto em andamento da Universidade Corporativa Contábil. Este projeto foi lançado pelos Sescon's, mas ainda está em fase de amadurecimento. A intenção da Universidade é definir estratégias de capacitação e certificação, por meio do mapeamento e trilhas de conhecimento, fomentando e padronizando a oferta de conteúdos de especializações de modo presencial e virtual (Ensino à Distância-EAD).
Em comum acordo os diretores acreditam que este projeto beneficiará as empresas contábeis, pois atualmente faltam profissionais capacitados no mercado.
A Universidade Corporativa, segundo Elias Nicoletti Barth, presidente do Sescon Santa Catarina “é um projeto ambicioso, aberto a sugestões e críticas”. Ele antecipou ainda que a Unicontábil não concorrerá com as áreas de cursos das entidades, pois possibilitará aos alunos conhecimentos mais aprofundados, tratando-se de formação técnica superior.
2º Enescon
Este assunto da pauta foi bastante debatido entre os 35 diretores presentes, sobre a periodicidade do evento Enescon. O 1º Enescon aconteceu ano passado em Joinville. A grande questão foi a viabilidade e a possibilidade ou não de fazê-lo neste ano ou somente em 2012. Levaram-se em consideração outros grandes eventos já marcados para este ano, como a Conescap e a Contesc.
A decisão entre os diretores ficou acordada de que o Enescon acontecerá de dois em dois anos, alternando os anos que tenha Contesc e Conescap, zerando as possibilidades de prejudicar outros eventos importantes. Augusto Marquart Neto, presidente do Sescon Grande Florianópolis, salientou que o 2º Enescon, definido que será em 2012, deverá manter a proposta de reunir aproximadamente 400 associados dos três Sescon's, pois se trata de um evento voltado ao empresário contábil, algo mais restrito.
Outra questão analisada pelos líderes foi a participação dos associados diante dos eventos promovidos para ampliar conhecimentos e promover a união dos profissionais. “É preciso modificar a cultura dos associados em comparecerem nos eventos”, destacou um dos diretores de Joinville.
Ações Coletivas
Neste momento foram analisadas questões referentes à valorização da profissão contábil e preocupações referentes aos valores de honorários. Augusto Neto (Sescon Gde Fpolis) alertou que a falta de fiscalização está prejudicando os profissionais que cobram valores justos na prestação dos serviços. Já Daniela Zimmermann (Sescon Blumenau) ressaltou que as mudanças dependem das entidades como os Sescon´s, para mudar a cultura do ‘cobrar pouco’, que trava uma concorrência desleal no mercado. Para Elias Barth (Sescon/SC) tem que ser criada uma campanha para efetivar a questão das cobranças.
Certificação Digital
O Sescon Grande Florianópolis esclareceu aos presentes que está realizando uma campanha incentivadora para que os associados levem seus clientes a fazer a certificação no sindicato. Dependendo do número de certificações efetivadas, o associado terá direito a uma premiação. Não é sorteio. Atingindo o número mínimo já ganha um netbook. Quando atingir o máximo poderá ganhar um notebook de última geração. Os outros Sescon´s gostaram da ideia e pretendem implantar esta ação promocional nas suas bases. Para saber mais detalhes sobre a promoção os profissionais podem acessar: www.sesconfloripa.org.br.
Outro destaque com relação à certificação digital foi a preocupação dos agendamentos que estão sendo feitos em cima da hora.
Além destes assuntos, foram debatidas também as questões de logísticas dos futuros eventos, as dúvidas sobre Sped Fiscal e Contábil, a alta carga tributária para o empresário – incluindo a ideia de implantar em Santa Catarina o Impostômetro, e demais assuntos administrativos e burocráticos das entidades.
O encontro consolidou de alguns nortes que as entidades devem seguir. Outra reunião com este intuito será marcada, em breve, para reavaliar as mudanças e novas perspectivas.
* texto Christian Vinícius (assessor de imprensa do Sescon Grande Florianópolis) / edição Claudia Mota (assessora de imprensa do Sescon/SC)