Relatório do Procon de Florianópolis aponta agências bancárias que não respeitam os clientes
Dentre as infrações cometidas pelos bancos, a principal é a demora no atendimento.
Com 94 infrações acumuladas o Bradesco é o banco de Florianópolis que mais desrespeitou a lei 699/2002 que fixa normas de atendimento ao público pelas agências bancárias da capital. A Caixa Econômica também apresenta um número considerável de infrações: 50 no total.
A lei existe desde 2002, mas só este ano a fiscalização foi intensificada, quando o Procon ativou junto à prefeitura as multas em dívida ativa do município.
Os fiscais do Procon passaram a percorrer os bancos pelo menos uma vez por semana, mas segundo o diretor da instituição, Tiago Silva, eles não estão respeitando as leis.
Das infrações do Bradesco registradas desde dezembro de 2009, 88 têm a ver com o com o tempo que os clientes passam na fila para serem atendidos. De acordo com a lei, o prazo máximo de vinte minutos em dias normais e de trinta minutos em vésperas de feriados prolongados para o atendimento dos clientes em agencias bancárias de Florianópolis.
As infrações da Caixa Econômica Federal foram registradas entre maio de 2008 e 20 de novembro deste ano, e a agência que apresenta o maior número de problemas é a da rua Trajano, no Centro de Florianópolis.
De acordo com a lei, cinco multas num único dia, ou 30 num mês, implicará na suspensão do alvará de funcionamento da agência.
Contraponto
Em nota, a assessoria da Caixa Econômica Federal informou que o banco tem se adequado as diversas exigências, com o objetivo de proporcionar um atendimento de qualidade à sociedade brasileira.
Ainda de acordo com a assessoria, a Caixa tem uma atuação voltada ao social, o que a diferencia dos outros bancos, e a faz receber um contingentes maior de pessoas em busca de informações ou benefícios relacionados ao PIS, FGTS, Seguro Desemprego, FIES (Financiamento Estudantil) ou Bolsa Família.
— Essa grande concentração de público em suas dependências pode eventualmente prejudicar o atendimento, mas a instituição tem envidado grandes esforços no sentido de amenizar os transtornos decorrentes, oferecendo canais alternativos por meio de sua rede.
O diario.com.br entrou em contato com a assessoria do Bradesco, mas até as 22h nenhuma resposta foi enviada.
* do Diário Catarinense