Qual o tempo médio para abrir empresa em SC e quais as cidades mais rápidas
O tempo médio para abrir uma empresa em Santa Catarina diminuiu em 5 dias e 8 horas desde 2019, de acordo com dados do governo federal. Apesar do processo ter acelerado bastante nos últimos cinco anos, principalmente depois da pandemia, o tempo total de viabilidade e registro de uma nova companhia no território catarinense é mais demorado do que a média do país, mostrando que o Estado ainda tem melhorias a fazer.
Em 2023, o tempo médio para abertura de empresas em Santa Catarina é de 1 dia e 8 horas — o terceiro maior do país, ficando à frente apenas de São Paulo (1 dia e 18 horas) e Pará (1 dia e 13 horas). No Brasil todo, em 2023, a média é de 1 dia e 3 horas. Os dados constam no Mapa de Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Apesar de ainda ser superior à média brasileira, Santa Catarina acelerou bastante o processo nos últimos 5 anos, como destaca a economista da Fiesc, Jennifer Gonçalves. Em 2019, o tempo médio era 6 dias e 18 horas no Estado.
— Isso demonstra que Santa Catarina está comprometida com a redução no tempo médio de abertura de empresas, proposta pelo governo federal em 2019 como uma forma de melhorar a colocação do Brasil em relação às outras economias. Ainda assim há espaços para melhorias, 21 estados do Brasil têm um tempo médio de menos de 1 dia — destaca a economista da Fiesc.
Tempo médio para abrir empresa por estado
- SE: 7 horas
- AM: 8 horas
- DF: 11 horas
- ES: 11 horas
- BA: 12 horas
- MT: 12 horas
- PR: 13 horas
- RR: 13 horas
- AL: 14 horas
- RS: 14 horas
- RO: 15 horas
- MA: 15 horas
- MS: 15 horas
- AC: 16 horas
- PE: 17 horas
- PB: 17 horas
- GO: 18 horas
- PI: 18 horas
- TO: 19 horas
- CE: 21 horas
- AP: 22 horas
- MG: 1 dia e 3 horas
- RN: 1 dia e 3 horas
- RJ: 1 dia e 5 horas
- SC: 1 dia e 8 horas
- PA: 1 dia e 13 horas
- SP: 1 dia e 18 horas
Tempo para abrir empresa nas principais cidades de SC
Entre as 15 cidades mais populosas de Santa Catarina, segundo o Censo IBGE 2022, Criciúma é a que apresenta o menor tempo médio para abrir empresa (3 horas). Veja quais os municípios mais rápidos:
- Criciúma: 3 horas
- Brusque: 8 horas
- São José: 9 horas
- Navegantes: 13 horas
- Chapecó: 15 horas
- Tubarão: 17 horas
- Florianópolis: 18 horas
- Camboriú: 1 dia e 3 horas
- Palhoça: 1 dia e 4 horas
- Joinville: 1 dia e 6 horas
- Jaraguá do Sul: 1 dia e 7 horas
- Balneário Camboriú: 1 dia e 9 horas
- Blumenau: 1 dia e 18 horas
- Itajaí: 2 dias e 12 horas
- Lages: 4 dias e 3 horas
Processos de empresas maiores demoram mais
O tempo médio que aparece na plataforma do Governo Federal considera companhias de todo o porte, desde Microempreendedor Individual (MEI) até Sociedade Anônima (S.A). No entanto, para empresas maiores o processo é bem mais demorado, explica a consultora de compliance e governança para startups, Beatriz Favre.
— O processo de abertura da empresa SA é mais burocrático. O analista da Junta Comercial que vai olhar o documento tem muito mais pontos para analisar, e aprovar ou não o registro. A chance de ter erros e coisas a serem corrigidas é maior […] Eu não lembro de ter conseguido registrar uma empresa SA em menos de quatro dias — explica.
— Na prática, desde o dia que a pessoa decide abrir a empresa e entra em contato com o contador até a hora que ela pode operar com CNPJ e emitir nota fiscal, pode levar um mês — destaca a consultora.