Presidente do BC afirma que combate à inflação não prejudica indústria
Apesar da política de combate à inflação do Banco Central, com controle do câmbio e a sinalização de alta das taxas de juros, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse, há pouco, aos deputados que outras políticas do governo devem ter impacto positivo no crescimento da indústria.
Em resposta ao presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, deputado Ângelo Agnolin (PDT-TO), Tombini exemplificou com a redução do custo de energia e das obras para melhoria da infraestrutura, como políticas que devem ter impacto de médio e longo prazo no aumento da competitividade e no crescimento da indústria.
Tombini disse que o País aposta no mercado interno para a recuperação de seu parque industrial e frisou que os investimentos voltaram a crescer no último trimestre de 2012 e continuaram crescendo no primeiro trimestre de 2013.
Como ele afirmara anteriormente, o combate à inflação ajuda a manter o poder de compra do brasileiro, e aumenta a confiança na economia, atraindo investimento externo e, por isso, não deve ser visto como inimigo do crescimento.
“Isso pode ser visto pelo aumento no movimento de compra de máquinas, aluguel de máquinas e equipamentos, e se explica também pelo acesso de empresas brasileiras a empréstimos no exterior, que têm sido facilitado”, disse o presidente do BC, ao reforçar que o Brasil tem sido o maior destino para investimento estrangeiro direto entre os países em desenvolvimento.
A audiência é promovida em conjunto pela Comissão Mista de Orçamento; pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara; e pelas comissões de Assuntos Econômicos; e Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.
Agência Câmara