“Esta resolução só gera simetria entre arranjos de pagamento: ou seja impõe ao Pix e outras possibilidades as mesmas regras que já existiam para os cartões”, indica. “Torna o ambiente para meios de pagamentos mais igual do ponto de vista da concorrência. E para quem trabalha direitinho nada muda nada”, disse Barros Vieira.
Para o representante, as regras têm potencial para reduzir a sonegação à medida em que não será mais possível àqueles que realizam esta prática procurar meios de pagamento alternativos e sem fiscalização para fazer transações.
“Tem potencial de jogar luz sobre esta questão. Vai haver um desestímulo à sonegação. Em benefício de todo o país: é transparência, rastreabilidade, tudo que se procura. Todos pagando seu imposto, no final todos pagam menos”, completou o dirigente da associação, que representa 60% do consumo das famílias.
Para o executivo da Abecs, a melhoria do sistema de pagamentos de impostos, contudo, dependerá de como a Receita utilizará as informações que passará a coletar. Ele destaca, contudo, que nunca houve “problemas” quanto ao uso destes mesmo dados reportados por cartões, aos quais o leão tem acesso há décadas.