Palestra aborda mudanças no atendimento da RFB e PGFN
O Sescon Blumenau realizou nesta quarta-feira (22) palestra sobre as questões relevantes do atendimento da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O evento, que ocorreu no auditório da entidade, foi conduzido pelo chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da Receita Federal em Blumenau, Edson Luiz Vicentim, e reuniu cerca de 60 pessoas.
Um dos principais tópicos abordados por Vicentim foi a integração dos atendimentos da RF e da PGF, com início programado para 4 de outubro em Blumenau. Com a unificação, o contribuinte precisará se dirigir a um único local de atendimento para resolver as suas pendências com o Fisco. “A medida trará mais conforto aos contribuintes”, acredita a contadora Andrea Metzner, uma das participantes da palestra.
Outro tema discutido foi a exclusão de empresas cadastradas no Simples Nacional. A partir de 1º de janeiro de 2011, quem possuir débitos em atraso – impostos municipais e estaduais – não terá mais direito ao regime. Estima-se que na região de Blumenau mil empresas devem regularizar a situação. “Quem fizer o pagamento até dezembro poderá continuar no sistema”, adverte o contador Thiago Antonio Deschamps, que também prestigiou o evento.
Vicentim ainda destacou as facilidades de realizar consultas na RFB pela internet, um serviço ainda pouco explorado. A mesma palestra está programa para acontecer novamente na próxima segunda-feira, dia 27, também no auditório do Sescon, das 13h30min às 17h30min.
* Pedro Machado – Assessoria de Comunicação Sescon Blumenau