Número de redes de franquias no Brasil tem 1ª queda em 6 anos
Segundo balanço preliminar da Associação Brasileira de Franchising, houve uma redução de 1,1% no número de redes em 2016 ante 2015.
Balanço prévio do setor de franquias divulgado nesta quinta-feira (12) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que pela primeira vez em 6 anos caiu o número de redes em operação no país.
Segundo a ABF, o número de redes franqueadoras caiu 1,1% no ano passado ante 2015, para cerca de 3 mil marcas, e a projeção é que se mantenha estável neste ano. No fechamento de 2015 haviam 3.073 marcas em operação no Brasil, o maior número desde o início da pesquisa, em 2011.
Já em relação ao faturamento, a estimativa é que o setor fechou 2016 com alta nominal de 8% ante 8,3% em 2015, alcançando cerca de R$ 150 bilhões.
Em unidades, a ABF avalia que houve uma expansão de 3,1% no ano passado, atingindo 142 mil pontos de venda. Já em relação ao número de empregos, a prévia indica um crescimento de 2,9%, totalizando 1,220 milhões de trabalhadores diretos no setor.
“Mesmo em um ano tão desafiador, recebemos novos investidores, criamos empregos e entregamos crescimento, enquanto o varejo registrou quedas históricas.
Atribuímos isso, principalmente, ao profissionalismo do setor, à flexibilidade e à agilidade para tomar as medidas necessárias de corte de custos, aumento na capilaridade, ganhos de eficiência e reconquista de um consumidor que começa, lentamente, a recuperar sua confiança”, afirma o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.