Novo sistema de atendimento na Fazenda de Joinville diminui tempo de espera
Antes do dia 1º de agosto, era de 50 minutos a 1 hora o tempo médio de espera para ser atendido no serviço de protocolo (um dos mais procurados, ao lado do cadastro técnico), nos balcões no hall de entrada do prédio central da Prefeitura de Joinville. Na data, foi implantado o Sistema de Gerenciamento de Atendimento da Secretaria da Fazenda, e com isso, o tempo total de permanência do contribuinte para o atendimento de protocolo está em 26 minutos, caindo a espera para 14 minutos.
A acentuada redução no tempo de espera e rapidez no atendimento do contribuinte foi possível com a criação de uma senha única, do balcão de triagem para orientar o contribuinte sobre a documentação necessária, atendimento expresso e o sistema informatizado, que permite observar quantas pessoas estão aguardando e em quais serviços. Desta forma, atendentes com menor demanda podem ser direcionados a ajudar a equipe nos serviços mais solicitados.
A agilidade deverá ser aprimorada com a troca dos computadores dos balcões de atendimento e da triagem, até o final deste mês. O atendimento com hora marcada continua e pode ser agendado pelo telefone 3431-3333.
Resultado é proveniente das seguintes mudanças:
* Triagem para entrega de senhas: ao entrar na Prefeitura, o contribuinte pass por um balcão de triagem, recebendo uma senha única para atendimento fazendário. Os servidores deste balcão também orientam sobre a documentação exigida para o serviço requerido.
* Entrega de documentos: existe um balcão específico para a entrega de documentos que não ficam prontos no mesmo dia da solicitação: ITBI, certidões, alvará de construção, alvará de demolição e vistoria. O contribuinte não precisa mais retirar uma senha e entrar na fila para receber o documento.
* Atendimento expresso: este balcão oferece os serviços de atualização de boletos vencidos, 2ª via de carnês de IPTU ou ISS, relatório de débitos e espelho cadastral.
* Sistema de gerenciamento do atendimento: permite verificar quantas pessoas estão na fila para determinado serviço e redirecionar servidores para agilizar o atendimento.
* Prefeitura de Joinville