Mais de cinco mil processos de abertura de empresas em Itajaí foram aprovados em 2023
Mais de 5 mil processos de abertura de empresas e de microempreendedores individuais foram analisados e aprovados pelo Município de Itajaí nos primeiros seis meses deste ano. O tempo mediano de análise dos processos de empresas de baixo risco aconteceu em menos de um dia. Os números comprovam a eficiência e a agilidade do sistema usado na análise de novas instalações na cidade.
Dos 5.037 processos registrados de janeiro a junho na Auditoria Fiscal do Município, 2.151 foram MEIs e 2886 empresas com faturamento superior a 81 mil por ano. Entre as empresas, 1.838 são novas e fizeram sua primeira inscrição no Município – aumento de 5,63% no comparativo com o mesmo período no ano passado. Atualmente, Itajaí tem 49.418 empresas ativas e licenciadas. Em metros quadrados, isso representa 2,05 milhões de m² de área ocupada.
“Desde 2020 estamos trabalhando para que as aberturas e alterações cadastrais de empresas tenham mais agilidade e participem, dessa forma, de um ambiente favorável ao empreendedorismo. Prezamos pela transparência e desburocratização, além disso, mostramos comprometimento com o desenvolvimento da cidade e reforçamos o papel do poder público ao ser um facilitador das necessidades do mercado”, destaca a auditora fiscal de Itajaí, Aglaé Dobrachinski.
O curto tempo para abertura de empresas é um dos destaques do sistema de análise da Auditoria Fiscal do Município. Em casos de atividades econômicas classificadas como baixo risco, o alvará de funcionamento pode ser obtido em menos de um dia. Já o prazo para as empresas de alto risco pode levar até seis dias.
O tempo de tramitação dos processos leva em consideração o período de entrada dos documentos na prefeitura e o prazo em que o processo fica sob a responsabilidade do requerente. Em média, 73,3% do tempo o processo fica com o requerente para atualização e entrega de documentos. Em apenas 23,7% do período de análise a documentação permanece com os fiscais do Município.
Aprova Digital e MEI
Com a chegada do Aprova Digital no Município de Itajaí, os processos se tornaram mais rápidos e a dinâmica foi desburocratizada. De licenças ambientais, projetos arquitetônicos, alvarás, entre outros requerimentos, a tramitação para abrir uma empresa na cidade é realizada de maneira simples e eficiente na plataforma on-line.
Já os profissionais que buscam a formalização do seu negócio como Microempreendedores Individuais (MEI) podem receber atendimento no Espaço do Empreendedor de Itajaí. O processo de certificação é feito através do Portal de Serviços do Governo Federal, no entanto, o serviço da Secretaria Municipal da Fazenda fornece orientações e suporte na rua Alberto Werner, nº 33, em frente ao Ginásio Gabriel João Collares. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Empreenda em Itajaí
Para auxiliar a população, o Município disponibiliza o portal Empreenda em Itajaí. De maneira dinâmica e intuitiva, a plataforma tem como finalidade concentrar informações, links e acessos importantes para quem busca abrir uma empresa, independentemente do tamanho. Uma das ferramentas é a seção “Mapa de Itajaí”, na qual o empreendedor pode fazer uma busca e filtrar os tipos de empreendimentos existentes em cada bairro.
Na aba “Abra sua Empresa”, há uma relação com informações sobre o zoneamento da cidade, documentos básicos de entrada, licenciamento, análises de viabilidade, entre outros. Além disso, há o passo a passo para ser um MEI e também números relevantes sobre a economia do município de Itajaí.
Fonte: Prefeitura de Itajaí