27/08/2009
Lula diz que carga tributária alta garante políticas sociais
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em evento nesta terça-feira (25), em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que países que investem em política social pagam o preço de uma carga tributária alta. Segundo ele, as nações que têm uma carga de tributos baixa não possuem política social.
“Sempre vamos ter a discussão sobre tributo ou não. A verdade é que é um paradoxo na humanidade. Todos os países altamente desenvolvidos com alta política social têm uma carga tributária alta. E todos os países mais pobres do mundo com nenhuma política social têm uma carga tributária muito baixa”, afirmou Lula durante evento.
Entre os países com carga tributária baixa, ele deu como exemplo nações da América Latina e da América do Sul, sem especificar, cujas cargas tributárias ficam entre 8% e 10%. “Quer que eu diga a verdade? Nesses países o Estado não existe. Não existe país forte sem Estado forte que interceda diretamente, não na gestão, mas na indução e regulação do sistema financeiro e do sistema produtivo do país”, disse o presidente.
Para Lula, se os países europeus e os Estados Unidos tivessem uma regulação no sistema financeiro não teriam sofrido o “subprime” (calote no setor imobiliário que foi o estopim da crise financeira internacional). “Aqui no Brasil os bancos só podiam alavancar até dez vezes seu patrimônio líquido. Nos EUA, os bancos poderiam alavancar até 35 vezes mais, ou seja, as pessoas estavam dando crédito que não tinham”, disse.
Durante o discurso, o presidente reforçou que o Brasil sofreu menos os efeitos da crise mundial por ter uma economia forte e que as empresas nacionais que deixaram de vender para o exterior encontraram demanda no mercado interno.
Fonte: ABRAPI
Postado por: