Luiz Alves será primeira cidade brasileira a incluir programa de educação emocional na grade escolar
Após nove anos sem registrar nenhum caso de tentativa de suicídio ou automutilação infanto-juvenil, a cidade de Luiz Alves (SC) é a primeira em território brasileiro a implantar o programa de educação emocional “Passaporte: Habilidades para a Vida” na rede pública de ensino. A iniciativa ensina jovens a partir dos 11 anos a lidar com dificuldades de qualquer natureza, promovendo a saúde emocional dos alunos.
A ampliação da parceria da Prefeitura com a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), entidade responsável pelo programa, foi firmada após um levantamento realizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Assistência Social e Secretarias de Educação e Saúde, que apontou resultados positivos do programa Amigos do Zippy, que desenvolve habilidades emocionais em crianças de 6 a 7 anos nas escolas do município, desde 2009.
De acordo com o prefeito Marcos Pedro, essas áreas vêm analisando os resultados de impacto do Amigos do Zippy. “Foi constatado que, a partir da formação de educadores e aulas do programa, os alunos desenvolveram habilidades emocionais e sociais, e colocam em prática as competências adquiridas, encontrando estratégias positivas para lidar com as dificuldades, sem recorrer aos comportamentos autodestrutivos em momentos de fragilidade. Durante este período de avaliação, de 7 anos, não foi registrado nenhum caso de tentativa de suicídio ou de automutilação na cidade envolvendo crianças e jovens que foram atendidos pelo Amigos do Zippy, de 7 a 17 anos”, revela.
Apoiada nos resultados positivos dessa análise, a Prefeitura decidiu fortalecer emocionalmente os jovens no início da adolescência, fase particularmente vulnerável, implantando o programa “Passaporte: Habilidades para a Vida”, recém disponibilizado pela ASEC no Brasil, na grade curricular do 6° ao 9° ano de quatro escolas do município, devendo beneficiar aproximadamente 950 jovens.
O programa será desenvolvido pelos próprios professores da rede de ensino, após capacitação promovida pela ASEC. De acordo com a coordenadora de núcleo da ASEC de Santa Catarina e região, Rosane Voltolini, a inclusão de metodologia de promoção de saúde mental nas instituições escolares reforça a importância do assunto e os benefícios que isso traz ao longo do tempo. “Oferecer metodologia confiável que desenvolve competências emocionais, como autopercepção, autocontrole e consciência social, desde o início da infância é capacitar adultos a enfrentar problemas e solucioná-los da melhor maneira possível. É um ganho não só para a pessoa, pois fortalece a autonomia, mas também para a família e a sociedade”, comenta.