Jucesc apresenta novidades e esclarece dúvidas em Joinville
O auditório do Sescon/SC, em Joinville, recebeu na manhã de quarta-feira (23), um grande público que prestigiou uma palestra da Junta Comercial de Santa Catarina.
Com a abertura dos trabalhos sendo realizada Diretor Administrativo do Sescon/SC, Romildo de Souza Machado, mais de 120 participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra “Desburocratização: Premissa para um novo modelo de desenvolvimento” e esclarecer diversas dúvidas.
Apresentar a evolução dos processos da Junta, RedeSim, os processos digitais, Lei de Liberdade Econômica e outras alterações que ocorreram na lei, foram apresentadas pelo presidente da Jucesc, Juliano Chiodelli e pelo diretor de Registro Mercantil, Deoclesio Beckhauser.
Ao final do evento, o presidente da Junta Comercial concedeu uma entrevista a equipe do Portal Contábil SC. Confira:
Portal Contábil SC: Qual a importância desse tipo de evento para a Jucesc?
Juliano Chiodelli: Primeiro é criar esse canal de comunicação com empresários contábeis e contadores para falar sobre os processos de registro mercantil e as modernizações da Junta. Neste ano sofremos grande evoluções e grandes mudanças que vem favorecer cada vez mais essa aproximação.
Pra nós tem um grande valor apresentar e tirar dúvidas, principalmente falar do que foi realizado e dos próximos planos. Mas também é muito importante tirar as dúvidas do dia-a-dia dos escritórios que tentamos sanar da melhor forma possível.
PCSC: Há a possibilidade de outros eventos como esses acontecerem em outras cidades:
JC: Nosso desejo é ampliar para todo o estado, fazendo uma parceria com os Sescons e levar para outras cidades. Para nós é muito importante estar falando, mas também ouvindo as demandas. Nós aprendemos muitos ouvindo dos profissionais, as dificuldades que eles enfrentam. Isso acaba virando a nossa rotina, pois levamos essas demandas para dentro da Jucesc e traçamos planos para tentar melhorar. Não foi com uma ou duas mentes que chegamos até aqui. Foi um trabalho da coletividade que fizeram a Junta crescer e evoluir.
PCSC: Atualmente se fala muito em avanços para a desburocratização na abertura de empresas na esfera federal. No entanto esse é um trabalho que a Jucesc já faz há muito tempo.
JC: É verdade. Eu posso dizer que a Jucesc é um laboratório de inovação. Nós dia-a-dia estamos pensando em inovações e novas tecnologias para facilitar a vida do cidadão. A desburocratização não é uma palavra da moda, mas sim a nossa atividade diária. Buscamos diminuir taxa e fazer o processo se tornar mais simples. Como exemplo o que aconteceu recentemente com as isenções de taxas para baixas de empresa em Santa Catarina. Isso acabou desonerando o empresário no final da sua atividade.
PCSC: Com a modernização da Junta Comercial, o que os municípios precisam fazer para acelerar os processos de abertura de empresas?
JC: O pontapé inicial foi fazermos a Junta Comercial se tornar veloz e célere. Mas a Junta é só um dos processos, por isso o nosso próximo passo é integrar tudo isso. A Junta vai absorver toda essa comunicação do usuário e assim nós seremos responsáveis por comunicar as prefeituras e aos demais órgãos sobre a atividade empresarial gerada dentro da Jucesc. Vamos usar a tecnologia a nossa favor. Nosso desejo é que 85% dos CNPJs sejam abertos em até 5 dias. Essa realidade já está em teste em algumas cidades e queremos levar isso para todo o estado.