IR 2016: Após reclamações, Receita faz melhorias no aplicativo de celular
A Receita Federal promoveu mudanças no aplicativo usado para enviar a declaração de Imposto de Renda de 2016 por dispositivos móveis, como celular ou tablet.
O sistema foi aperfeiçoado depois que contribuintes registraram, na internet, reclamações sobre a ferramenta. A principal queixa se referia à dificuldade de transmitir a declaração pelo aplicativo.
O app IRPF está disponível na lojas Google Play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS.
Nem todo mundo pode fazer a declaração por meio dele. Quem teve ganhos de capital na venda de bens, como imóveis e carros, ou lucrou em operações na Bolsa, por exemplo, não pode.
Também existem restrições nas suas funcionalidades. Diferentemente do programa de IR que o contribuinte baixa no computador, o aplicativo não salva a declaração automaticamente após a transmissão, por exemplo. O próprio usuário deve fazer uma cópia.
Reclamações de usuários
Antes da correção, o UOL constatou várias reclamações de usuários nas lojas Google Play e App Store. Veja algumas:
– “Perfeito até chegar ao mais importante, que é transmitir a declaração! Dá erro, não envia e ainda culpa a internet. Há dias tentando enviar, sem sucesso” (App Store)
– “Pensa num programa ruim… e multiplica! Prefira fazer no PC” (App Store)
– “O mais importante não faz: não está enviando” (Google Play)
– “Muito ruim. Encerra sozinho e não salva os dados” (Google Play)
– “Toda vez que tento enviar a minha declaração, dá erro na rede” (Google Play)
Melhorias no sistema
Em nota, a Receita Federal disse que o problema ocorreu na “arquitetura” do serviço para dispositivos móveis.
O órgão afirmou que, na quinta-feira da semana passada (17), promoveu melhorias no sistema, instalando novas máquinas, e melhorando a memória das já existentes e as configurações dos servidores.
“A situação atual é de normalidade”, disse a Receita, que informou que, na própria quinta, 208 declarações foram enviadas pelo aplicativo.
Novas falhas
Na última sexta-feira (18), porém, depois que as mudanças já haviam sido feitas, a reportagem testou o aplicativo no sistema Android e constatou lentidão; em alguns períodos do dia, aparecia a mensagem “O ambiente está indisponível no momento. Tente novamente mais tarde”.
Segundo a Receita, não houve mais relatos de problemas e a ocorrência registrada pela reportagem pode ter sido causada por “indisponibilidade momentânea de acesso do seu dispositivo ao serviço”.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, 50 mil pessoas enviaram a declaração de IR no ano passado por tablet e celular, um número pequeno diante dos 27,9 milhões de documentos entregues à Receita.
Economia Uol