Indústrias adotam manufatura digital para simular gestão da produção
Consultoria de técnicos do Senai e do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) permite a disseminação da metodologia nas indústrias de Santa Catarina.
Uma nova ferramenta de planejamento e controle de produção começa a ser implantada nas indústrias catarinenses por meio de um trabalho em conjunto entre os profissionais do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos-SP e do Senai de Santa Catarina. Trata-se da manufatura digital, metodologia que permite simular os processos produtivos em busca de soluções que aumentem a produtividade e reduzam custos. “É um processo de transferência de conhecimento do ITA para o Senai, não em sala da aula e sim no front. Os consultores vão atuar em conjunto em projetos nas empresas. Gradativamente, os profissionais do Senai aumentam suas responsabi lidades e passam a fazer o mesmo treinamento com outros colegas”, explica Jeferson de Oliveira Gomes, professor do ITA.
O catarinense Jeferson de Oliveira Gomes destaca que a consultoria se inicia em setembrp, em duas indústrias de Santa Catarina. Segundo ele, “não faz sentido o ITA, localizado a dois mil quilômetros de distância, prestar as consultorias às indústrias catarinenses”. Conforme o técnico, a manufatura digital exige conhecimentos em programação, produção e processos.
“A atuação conjunta dos profissionais do Senai e do ITA fortalece o Centro de Referência em Metalmecânica do Senai em Joinville”, salienta Sérgio Roberto Arruda, diretor regional do Senai de Santa Catarina. Segundo Arruda, o SENAI vem atuando na implantação de centros de alta performance, que devem contribuir para o desenvolvimento industrial do estado.
Jeferson de Oliveira Gomes salienta que o processo de transferência de tecnologia para a indústria exige o cumprimento de várias etapas, da identificação do problema ao apoio à decisão de compra e de desenvolvimento de novas tecnologias. “É preciso se antecipar à indústria, na formação das competências ou no desenvolvimento ou aquisição de tecnologias”. Gomes foi um dos palestrantes da 2ª Semana Internacional de Inovação e Competitividade, que o Senai promoveu no Centro de Eventos do Sistema Fiesc.
* assessoria de imprensa da Fiesc