Florianópolis, Joinville e Blumenau vão para o 2º turno no dia 28 de outubro
Às 20h39 deste domingo (7), a apuração das eleições 2012 encerrou em Santa Catarina. Itapoá, no Norte, foi a última cidade a conhecer seu prefeito. Sergio Aguiar (PMDB) teve 28,29% dos votos. Marlon Neuber (PR) teve 26,93% e Carlos Henrique (PSC) teve 26,87%, uma diferença de apenas seis votos entre o segundo e terceiro colocados.
A votação e apuração transcorreram sem problemas durante o domingo. Esta é a análise do TRE-SC. O presidente do órgão que rege as eleições em Santa Catarina se mostrou satisfeito com o domingo de cidadania no estado. De acordo com Luiz Cézar Medeiros, o planejamento do Tribunal surtiu efeito. “Transcorreu conforme o planejado, tanto em relação à votação, quanto à apuração. Tudo ocorreu nos conformes e os problemas que aconteceram ficaram abaixo do que estimávamos”, comenta o presidente do TRE-SC.
As cidades a ter 2º turno são Florianópolis, Joinville e Blumenau. Na Capital, Cesar Sousa Júnior (PSD) teve 31,68% e Gean Loureiro (PMDB), 27,37%. Já em Joinville, a maior cidade catarinense, a disputa será entre Kennedy (PSD), que teve 41,42% dos votos, e Udo Dohler, com 35,52%. No dia 28 de outubro, Napoleão Bernardes (PSDB), com 38,68% dos votos, e Jean Kuhlmann (PSD), com 30,75%, vão disputar o 2ª turno.
No estado foram 158 urnas trocadas e não houve votação em urna manual, de lona. Ao todo, 137 foram detidos pela Polícia Militar – 14 candidatos e 128 cidadãos –, a maioria por boca de urna. “Este ano só registramos irregularidades leves e moderadas, que não interferiram na votação. Costumamos dizer que a substituição de urna não é problema, e foi dentro do que havíamos esperado nesta eleição”, comenta o presidente do TRE-SC.
Santa Catarina tinha esperança de findar primeiro a apuração. Porém, não foi possível. Situação que Luiz César Medeiros não lamenta. Ele demonstrou entusiasmo com a agilidade no fechamento dos trabalhos no TRE-SC neste domingo. “Procuramos fazer as coisas da melhor forma, mais rápida e também com mais qualidade. O Espírito Santo concluiu primeiro a apuração, porém é um estado menor que Santa Catarina. Nossa realidade geográfica faz com que apuração demore um pouco mais. O importante é que nós temos qualidade e confiabilidade absoluta”, afirma.
* G1