Florianópolis, a capital luso-brasileira da contabilidade
Nesta quarta-feira, dia 20, Florianópolis se transforma na capital luso-brasileira da contabilidade, recebendo mais de 1,5 mil contadores de todos os estados brasileiros, de Portugal e de outros países de língua portuguesa. Durante três dias, o I Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade vai debater temas como Normas Internacionais de Contabilidade, transparência na gestão pública, ética e mercado de trabalho.
Com o tema “Separados pelo oceano, unidos pela contabilidade”, o evento é promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) de Portugal, em parceria com a Fundação Brasileira de Contabilidade – FBC e o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC).
A abertura ficará a cargo do educador Gabriel Chalita, que ministrará a palestra “Reflexões sobre educação e ética profissional”. Já o encerramento, será feito pelo jornalista Luis Carlos Prates, que falará sobre “Ética e Profissionalismo sem Fronteiras”. Também estão confirmadas as presenças de Paulo Wollinger (MEC), Fábio Frezatti (USP), Ricardo Cardoso (FGV) e Paulo Feijó (Secretaria do Tesouro Nacional).
A programação do Luso-Brasileiro engloba o VIII Encontro Catarinense dos Estudantes de Ciências Contábeis (Ececon) e o Fórum da Mulher Contabilista. Durante o evento, também, será debatido o projeto que vem sendo desenvolvido pelo Brasil e Portugal, desde 2006, de Transferência de Conhecimentos da profissão Contábil para os Países de Língua Portuguesa, com o intuito de ajudar aqueles países onde a Contabilidade ainda não está suficientemente estruturada, a exemplo de Moçambique e Angola.
* Márcia Quartiero – Assessoria de Comunicação CRCSC