Festival de Dança de Joinville contrata fintech e reduz em 20% custo das operações financeiras
No primeiro mês, sistema viabilizou R$ 100 mil em transações
A milenar arte da dança recorreu à tecnologia para se aproximar ainda mais do público. Por meio de uma fintech — startup especializada no fornecimento de soluções financeiras — o Instituto Festival de Dança mudou o sistema de gerenciamento de pagamentos e transacionou, só no primeiro mês, mais de R$ 100 mil.
A organização do festival, que é considerado o maior do gênero em todo o mundo pelo Guinness Book desde 2005, adotou uma solução conterrânea para facilitar o recebimento de cartões de crédito e automatizar o sistema de pagamentos da loja virtual. Desenvolvido em Joinville, o Asaas permite concentrar as diversas ferramentas relacionadas às finanças de uma organização em uma mesma plataforma.
Para o coordenador geral do Festival de Dança de Joinville, Victor Aronis, o que fez a instituição migrar de uma tradicional operadora de cartões de crédito para o produto desenvolvido pela fintech catarinense foi a integração entre os sistemas. “Temos uma loja virtual e uma loja física, que inclusive funciona durante o festival. Neste período, a demanda por pagamentos aumenta muito e não podemos correr o risco de perder vendas por não receber uma ou outra forma de pagamento, nem tornar o processo lento pela diferença de plataformas”. Além do aperfeiçoamento das rotinas financeiras, os custos de operação também mudaram e ficaram cerca de 20% menores quando comparados com os valores praticados por instituições financeiras tradicionais.
Antes da adoção do Asaas, algumas operações dependiam de conferência manual. “Era comum a equipe ter que checar o extrato bancário e conferir, transação por transação, se a venda poderia ser liberada para o cliente”. Além do e-commerce e da loja física, o instituto comercializa cursos, inscrições e alojamentos para quem quiser participar do festival que reúne milhares de pessoas de vários países do mundo no Norte de Santa Catarina. A partir da próxima edição do evento, no ano que vem, a proposta é institucionalizar o Asaas como plataforma de pagamento oficial.
Pagamento na nuvem
Como funciona a partir de uma interface web e por meio de um aplicativo para celular, toda a gestão financeira de uma empresa ou organização não governamental (ONG) pode ser feita pelo Asaas. Ele permite gerenciar o fluxo de pagamentos, receber cartões de crédito e emitir boletos de forma ágil e fácil, mantendo as informações seguras e atualizadas a partir da computação em nuvem (cloud computing).
A abrangência da ferramenta permite ampliar as oportunidades de negócio. Conforme o cofundador e CEO do Asaas, Piero Contezini, não há necessidade que os usuários tenham conta do tipo Pessoa Jurídica no banco para operá-la. “Nosso foco está em democratizar o acesso para a população desbancarizada e sub-bancarizada, ONGs e organizações sem fins lucrativos a tecnologias financeiras de primeiro mundo. Nosso foco é ajudá-los a manter suas ações sem gastar tempo com processos burocráticos”, afirma.
Sobre a ASAAS
Com sede em Joinville (SC), a startup oferece serviços financeiros para profissionais autônomos, MEIs e micro e pequenas empresas.