Entrevista do Presidente da Fecontesc, Jandival Ross, ao Jornal Correio Lageano

Presidente da Fecontesc defende a desoneração tributária e a simplificação para incentivar investimentos
Curitibanos – Os mais de 15 mil profissionais de contabilidade filiados aos sindicatos associados à Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc) têm um compromisso moral e profissional com a economia do Estado. A afirmação é do presidente da federação, Jandival Ross, que visitou a casa do Correio Lagea¬¬no durante a Festa Nacional do Pinhão e salientou que os prefeitos podem contar com os contadores como aliados no incentivo ao incremento do movimento econômico.
“Nós sabemos da importância que tem cada centavo para os órgãos públicos. O prefeito que se alia ao contabilista e aos profissionais contábeis está sendo inteligente, porque encurta caminho para fortalecer a economia de seu município. A formalidade da economia passa nos escritórios de contabilidade e essa parceria é fundamental para todos”, comenta Jandival Ross.
Residente em Curitibanos, Jandival assumiu a federação em substituição a Vilson Izidoro, de Lages. Ele cumpriu apenas um ano e meio dos três que tem à frente da entidade e nesta entrevista fala de seus planos e metas:
Correio Lageano: Com que propósito o senhor se dedica à federação?
Jandival: O desafio é continuar o trabalho que vinha sendo realizado. Muito avançamos, mas muito há de se conquistar. Seja na esfera do governo federal, estadual ou municipal. A classe contábil tem um papel importante e indispensável para a sociedade. E nossa motivação e entusiasmo giram em torno desses desafios.
CL: Mas como está estruturada a classe contábil?
Jandival: Todo contabilista inscrito no Conselho Regional está filiado automaticamente à federação. Somos mais de 15 mil no Estado e nas principais cidades existem as associações. Temos representação em todas as regiões de Santa Catarina e trabalhamos com toda movimentação econômica, seja na iniciativa pública ou privada.
CL: Como a federação tem estado nas diferentes regiões?
Jandival: Fazemos reuniões itinerantes. Buscamos estar sintonizados com o potencial de cada região e ao mesmo tempo trabalhamos para superar as dificuldades.
CL: Que tipo de parceria tem feito a federação para o fortalecimento da economia dos municípios?
Jandival: Em Lages temos um exemplo. Por meio da Associação dos Municípios, no caso aqui a Amures, tem ocorrido treinamentos e capacitações focadas para o incremento do movimento econômico. É aí que trilha a riqueza das cidades.
CL: Como a federação acompanha as questões pertinentes à reforma tributária?
Jandival: Olha, a reforma tributária é uma coisa que acontece praticamente todos os dias. A todo instante mudam as taxas, valores e índices. Se o contabilista não tiver uma educação e capacitação continuada, se perde e fica difícil acompanhar a rápida transformação tributária. O que se precisa fazer é a simplificação para que desonere o contribuinte.
CL: Como trazer mais empresas para o mundo da formalidade?
Jandival: Um dos caminhos, além da desoneração, é por intermédio do Simples. Ninguém gosta de viver como clandestino. Mas não consegue sobreviver devido à taxação. Há um clamor para que sobre mais para se reinvestir. E neste contexto está a competitividade que é acirrada e tende a ser ainda mais disputada, pois o mundo está globalizado.
CL: Como a federação está preparando os associados para enfrentar a competitividade?
Jandival: Temos um programa de educação continuada que serve para que os profissionais aprendam algumas habilidades que não fazem parte dos conhecimentos disponibilizados na academia, e que venham a contribuir de forma substancial ao seu desempenho. Este programa objetiva estudar, de forma prática e objetiva, as regras estabelecidas para a retenção de IRRF, PIS/Pasep, Cofins e CSLL na contratação de serviços de terceiros e preenchimento das declarações requeridas, onde serão analisadas detalhadamente todas as pastas e fichas que compõem os programas fornecidos pela Receita Federal. Esses cursos chegam de forma itinerante aos associados. Temos profissionais da mais alta qualidade para repassar informações e conhecimentos aos associados.
Fonte: Correio Lageano
Hoje me sinto feliz em encontrar muitos colegas de curso e alunos do qual fui professor galgando altos postos no meio profissional a exemplo de Jadival Ross e Roque Pellizzaro Junior o primeiro colega no curso de Ciências Contábeis da antiga faculdade de Curitibanos Feplac e hoje Universidade do Contestado e o segundo meu aluno na Escola Básica Aciprestes Paiva em Curitibanos, sendo expoentes na Mídia Nacional.
São José/SC, 24 de junho de 2009.
http://www.poetasadvogados.com.br
http://www.mario.poetasadvogados.com.br