Empresário de Itajaí ligado a futebol faz jogada de craque fora das quatro linhas
por: Osni Alves J
Que o futebol é paixão nacional, ninguém discorda, já aliar o esporte a negócios é para poucos. O empresário itajaiense sequer imaginava que, um dia, daria uma guinada em sua empresa, inicialmente voltada ao desenvolvimento de sites e softwares.
Apaixonado pelo Clube Náutico Marcílio Dias, foi em meados de 2012 que Mauro Pereira, 47, encontrou um nicho que menos de cinco anos depois o projetaria nacionalmente. Hoje ele atende cerca de 50 clubes de futebol das séries B, C e D em todo Brasil.
“Era diretor de Marketing do Marinheiro, à época. Havia uma demanda relacionada ao programa sócio-torcedor. Não tínhamos nem o software e nem catracas automatizadas. Fizemos inúmeras cotações e todas estavam muito acima de nossa capacidade de pagamento”, conta.
Vendo que o Marcílio Dias não poderia contratar o serviço, Mauro criou um braço dentro de sua empresa, a DataClick, para atender aquela demanda a custos inferiores, justamente por se tratar do seu time do coração.
A iniciativa deu tão certo que com a instalação do programa, a divulgação do plano de marketing e todas as vantagens oferecidas, o Marinheiro passou de cerca de 100 sócios para quase 500 no Catarinense daquele ano. Com o retorno positivo, ele enxergou um nicho no qual poderia investir. Assim, de um produto secundário, o programa se tornou o carro-chefe.
Pereira trabalhou na evolução da solução que passou de sócio-torcedor para torcedor de vantagens. Os que aderissem teriam uma série de benefícios. O software contava com leitura ótica, era tão seguro quanto os já existentes no mercado e proporcionava painel de controle para operação dos próprios usuários, permitindo a atualização dos próprios dados.
“Havia toda uma parte interativa, era diferenciado. Isso atraiu a atenção de clubes do interior paulista que foram os nossos primeiros clientes naquele momento”, disse, acrescentando que à medida que o produto se tornava conhecido, foi traçada uma meta de atender a um time em cada Estado. Essa projeção está, atualmente, em 80%, segundo ele.
Em pouco tempo, a DataClick saltou de seis funcionários para os atuais 18. Também mudou de endereço, passando da região central de Itajaí para a avenida Beira-Mar, local privilegiado por ser turístico e empresarial. “Temos duas metas para até 2020, sendo a primeira atender a clubes da série A e a segunda em ter nossa sede própria”, frisou.
E o sonho de captar grandes clubes passou perto de se realizar. Sem dar detalhes, ele conta que chegou a redigir contrato com um dos principais do Rio, mas demandas não negociadas previamente o levaram a recuar, temporariamente, do negócio.
Diferencial
Pereira considera que o diferencial de seu produto, em relação à concorrência, se dá na especialização de sua equipe que, por meio de uma célula de inteligência proporciona manutenção do software, bem como o marketing do próprio programa, assegurando retorno mínimo ao contratante.
“Entramos como gestores do clube para a execução do programa, sendo responsável pela implantação, desenvolvimento do site oficial, integração com soluções de terceiros, treinamento de profissionais, administração de conteúdo, gerenciamento de ações e experiência com torcedores, produção de materiais, gestão financeira, gerenciamento do banco de dados e monitoramento no tráfego e segurança de informações”, diz.
Juntamente com o carro-chefe, o empresário oferece outras soluções “casadas” que fortalecem a relação clube-sócio. Trata-se do Ingresso de Vantagens, o Parceiro de Vantagens e a Loja de Vantagens. “O primeiro oferece segurança e versatilidade em gestão de bilheteria e acessos. Já o segundo proporciona que a marca do parceiro seja exposta para os torcedores nos sites oficiais dos clubes afiliados e no Portal Torcedor de Vantagens.”
Já a Loja de Vantagens é, segundo Pereira, uma solução e-commerce que oferece venda de produtos pela Internet, gerando receita a todos os envolvidos. “Trata-se de um módulo opcional que possibilita ao clube em um curto prazo de implantação e desenvolvimento disponibilizar aos sócios, torcedores e simpatizantes, um canal de compras de produtos oficiais do clube pela Internet”, afirma.