Em 2010, Brasil vai liderar recuperação econômica da América Latina, diz OIT
O relatório Panorama Laboral 2009, divulgado nesta segunda-feira (11) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que a taxa de desemprego cresceu 1% entre 2008 e 2009 na América Latina, depois de um período de recuperação do mercado de trabalho entre 2003 e 2008. Mas a especialista em emprego da OIT no Brasil, Janine Berg, prevê uma recuperação importante da economia da região em 2010, liderada pelo Brasil.
“A boa notícia é que em 2010 espera-se um crescimento de 4,1% no PIB [Produto Interno Bruto] da região. E essa expectativa é puxada pela previsão do Brasil de um crescimento de 5% para o ano”, aponta Janine.
Segundo a especialista, o relatório mostra que o Brasil foi o único país a “apresentar sinais de recuperação no mercado de trabalho já no último trimestre de 2009”.
A representante da OIT destacou a importância das políticas anti-cíclicas, como o pagamento do seguro-desemprego e o investimento em capacitação profissional, para reduzir os efeitos da crise. “Essas políticas não só ajudam as pessoas que perderam seus empregos, mas reduzem os efeitos econômicos do desemprego porque elas continuam gastando”, defende.
No relatório, Brasil e México são exemplos de países que usaram essas políticas para manter o mercado aquecido.
* Agência Brasil