Diretoria da Gestão 2026-2028 toma posse no SESCON/SC
No início da tarde da segunda-feira (02), a sede do SESCON/SC, em Joinville, foi cenário para a Solenidade Oficial de Posse da Diretoria – Gestão 2026/2028, ato que marcou formalmente a transição administrativa da entidade e o início de um novo ciclo institucional. A cerimônia reuniu exclusivamente diretores da gestão que se encerra, diretores eleitos para o novo mandato, a autoridade empossante, cônjuges e colaboradores do SESCON/SC, em um momento de caráter solene e simbólico.
A abertura do evento reforçou os valores que norteiam a atuação do SESCON/SC, como representatividade, ética, transparência e fortalecimento institucional, princípios que seguem como base para a nova gestão.
Antes do prosseguimento da solenidade, foi realizada uma homenagem póstuma ao ex-presidente Claudinei Bertotto, cuja trajetória e contribuição permanecem como legado importante para a entidade. Em sinal de respeito, todos os presentes participaram de um minuto de silêncio.
Na contextualização institucional, foi destacada a história de mais de quatro décadas do SESCON/SC, construída por lideranças comprometidas com o desenvolvimento da entidade e com a defesa dos interesses de aproximadamente 16 mil empresas representadas em 212 municípios catarinenses. Na ocasião, foram oficialmente empossados os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal, os Suplentes e os Delegados eleitos para o mandato 2026/2028.
A cerimônia também marcou a transição da presidência, encerrando o mandato da empresária contábil Maria Salete Rodrigues Pacheco, presidente da gestão 2024/2026, que recebeu o reconhecimento da entidade por sua dedicação, compromisso institucional e relevantes serviços prestados. Em seguida, assumiu oficialmente a presidência do SESCON/SC o empresário contábil Felipe de Oliveira de Abreu, eleito para conduzir a entidade no novo biênio.
Em seu pronunciamento de despedida, Maria Salete destacou os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas durante sua gestão e agradeceu à diretoria, colaboradores e parceiros pelo trabalho conjunto. Destacou também a segurança de passar o bastão ao novo presidente.
“Eu dei a minha parte, eu dei o meu melhor e daqui pra frente é com o Felipe. E ele vai dar o melhor dele também e a entidade vai se fortalecer cada vez mais ao longo do tempo”, afirmou.
Logo após, foi realizado o Ato Oficial de Posse e Juramento, conduzido pelo Vice-Presidente da FENACON – Região Sul, Leomir Antonio Minozzo, que declarou empossados os novos dirigentes após o compromisso público com os princípios estatutários e institucionais do SESCON/SC.
Na sequência, o presidente empossado, Felipe Abreu, fez seu pronunciamento, apresentando sua visão para a gestão 2026/2028 e reforçando o compromisso com o fortalecimento da entidade, a defesa da classe contábil e empresarial e a atuação alinhada às demandas do setor em Santa Catarina.
Felipe Abreu é o primeiro empresário da região de Itajaí a assumir a presidência da entidade e para ele a missão é honrar a história do SESCON/SC, mas projetando o futuro.
“A nossa profissão tem passado por grandes desafios, o advento de toda tecnologia e inteligência artificial. Temos o desafio de continuar tendo uma profissão atrativa para que a nova geração tenha interesse. E o SESCON/SC tem o papel de preparar as empresas de contabilidade para um futuro que se aproxima”, destacou.
A solenidade foi encerrada com a assinatura da Ata de Posse, formalizando o início oficial da nova gestão. Após o ato, os diretores eleitos retornaram ao auditório para a realização da primeira reunião da Diretoria da Gestão 2026/2028, dando início imediato aos trabalhos e às apresentações sobre o funcionamento institucional do SESCON/SC.
Diretoria Executiva
• Felipe Oliveira de Abreu – Presidente – Itajaí
• Thiago Fischer – Vice-Presidente – Brusque
• Cintia Ebert Huang – Diretora Administrativa – Joinville
• Eduardo Holz – Diretor Financeiro – Joinville
• Cleia Mara Coelho – Diretora de Educação e Eventos – Joinville
• Jackson Oliari – Diretor de Marketing – Videira
• José Luiz Vailatti – Diretor de Legislação – Itajaí
• Luiz Fernando Righi – Diretor de Integração Regional – Joaçaba
• Tarcisio Ricardo – Diretor de Negócios e Tecnologia – Itajaí
Diretores Suplentes
• Helton Muriel Salai – Jaraguá do Sul
• Sandro de Souza – Rio do Sul
• Marciano da Silveira Piazentine – Concórdia
• Rosemeri Ap. Valcanaia Raulino Ferreira – Joinville
• Rudimar Back Defreyn – Joinville
• Volmir Farina – Xanxerê
• Tadeu Henrique Carminatti Oneda – Tangará
• Sinésio Jacomossi – Brusque
• Felipe de Quevedo Paes – Lages
Conselho Fiscal – Efetivos
• Ilário Bruch – Jaraguá do Sul
• Christiano Luiz – Itajaí
• Osni Carlos Nabozny – Joinville
Conselho Fiscal – Suplentes
• Luciano Pedro – Joinville
• Adilson Bachtold – Joinville
• Thainã Lucas da Silveira – São Francisco do Sul
Delegados
• Felipe Oliveira de Abreu – 1º Titular Efetivo – Itajaí
• Maria Salete Rodrigues Pacheco – 2º Titular Efetivo – Joinville
• Roberto Wuthstrack – 2º Suplente – Joinville
• Luiz Antonio Martello – 3º Suplente – Lages
O jornalista Wagner Dias foi o Mestre de Cerimônias, responsável por conduzir o evento.



Parabéns aos saintes e entrantes e a nova caminhada seja profícua em sua gestão. Orlando Girardi Rodeio SC CRC SC 8145.
Parabéns para a Presidente Maria Salete que entrega o seu cargo e que com as suas palavras disse muito bem o que o SESCON/SC representa os empresários contábeis: “dei o meu melhor e novo Presidente Felipe vai dar o melhor dele também”. Sucesso Felipe e toda a sua equipe. Parabéns!
O Sescon/SC não é classificada apenas como uma Entidade representativa da classe empresarial contábil, é uma Entidade diferenciada. Meus cumprimentos a Gestão de Maria Salete Rodrigues Pacheco, extensivo a toda sua Equipe de diretoria e colaboradores. Igualmente, deixo meu desejo de sucesso a nova gestão comandada por Felipe Oliveira Abreu e a sua Equipe. Trabalho brilhante, parabéns.