CRM é usado por 65% das micro e pequenas empresas no Brasil
Em parceria com o Sebrae-SP, a GoDaddy apresentou uma pesquisa sobre o uso de ferramentas digitais entre as empresas brasileiras, especialmente aquelas com menosd e 50 funcionários.
Os entrevistados classificaram como as cinco principais formas de ação: ter uma presença na mídia social (73%), segurança na Web (70%), publicidade digital (68%), site da empresa (64%) e loja on-line (56%).
O estudo aponta que 65% dos entrevistados afirmaram usar uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para ajudar a organizar e acompanhar as interações com os clientes, a segunda maior porcentagem depois da Índia (74%).
As ferramentas que as empresas estão usando atualmente ou planejam usar para operar seus negócios e interagir com os clientes incluem sistemas de pagamento digital (84%), e-mail marketing (82%), faturas digitais (81%) e agendamento on-line (75%).
Além disso, 88% das pequenas empresas brasileiras também estão dispostas a investir mais em vendas e marketing on-line no período de um ano, de acordo com o relatório. Os resultados também mostram a confiança dos brasileiros, com 73% deles considerando seu próprio nível de digitalização melhor do que o de seus concorrentes, e 58% acreditando que um alto nível de digitalização torna as empresas mais competitivas.
O Observatório de Dados da GoDaddy foi conduzido pela Advanis em março de 2023 no Brasil, Colômbia, Alemanha, Índia, México, Filipinas, Cingapura, Espanha, Tailândia e Estados Unidos. Os critérios de amostragem foram proprietários de pequenas empresas, e as empresas foram definidas com base no número de funcionários, variando de uma a 50 pessoas. Para esse estudo, foi pesquisado um total de 4.682 empreendedores e proprietários de pequenas empresas, incluindo 540 no Brasil.
Fonte: Convergência Digital