Correção da Poupança: Vai demorar para o dinheiro chegar
Os investidores que pleiteiam na Justiça a correção da caderneta de poupança de três planos econômicos (Bresser, Verão e Collor 1) terão de esperar mais alguns meses para saber o rumo que suas ações terão. Isso porque, após uma decisão positiva tomada na última quarta-feira pelo STJ sobre as ações individuais, o STF suspendeu na sexta a tramitação de todos os recursos de poupadores.
“Agora, quem tem ação precisa esperar. E é bom esperar torcendo para que o julgamento do STF seja positivo aos poupadores”, diz Alexandre Berthe, advogado que está cuidando de alguns casos sobre o tema. Na prática, todas as decisões anunciadas pelo STJ não estão valendo, inclusive os índices de correção monetária aplicados às poupanças. Na ocasião, ficaram definidos 26,06% para o Plano Bresser; 42,72% para o Plano Verão; 44,8% para o Collor 1; e 21,87% para o Plano Collor 2.
“Se não houvesse a suspensão, apesar de os índices já terem sido definidos, os poupadores que entraram com ações individuais teriam de esperar os julgamentos. Provavelmente, os resultados seriam positivos aos cidadãos”, diz Alberto Haim Fux, do escritório Rosenbaum.
* A Notícia