Conheça o teste que usa uma xícara de café para avaliar candidatos a emprego
Criado por um executivo australiano, o teste silencioso pode dizer muito sobre um candidato
São inúmeras as formas encontradas por entrevistadores para avaliar candidatos a empregos – algumas conhecidas, outras nem tanto. O teste da xícara do café, criado pelo ex-diretor administrativo da Xero Australia Trent Innes, é um dos que pode pegar muitos funcionários em potencial de surpresa.
A técnica consiste basicamente em, no início da entrevista, oferecer uma xícara de café ao entrevistado. Seus resultados, no entanto, só podem ser descobertos quando a conversa é finalizada.
Caso o candidato à vaga tenha a atitude de devolver a xícara vazia à cozinha da empresa e a lavar sem que isso seja solicitado, ele pode ser considerado uma pessoa proativa. Existem, ainda, os que falham na tarefa, deixando a louça sobre a mesa ou perguntando onde devem colocá-la.
“Você pode desenvolver habilidades, pode ganhar conhecimento e experiência, mas tudo se resume à atitude, e a atitude sobre a qual falamos muito é o conceito de ‘lavar sua própria xícara de café’”, explicou Innes ao NY Post.
O truque secreto, de acordo com ele, é capaz de proporcionar uma impressão de como as pessoas serão como funcionários: “Eu estava tentando descobrir qual era a tarefa mais simples que eu poderia encontrar que, independentemente do que você fizesse dentro da organização, ainda fosse superimportante e realmente impulsionasse uma cultura de pertencimento”.
Segundo o executivo, apenas 5% a 10% dos entrevistados falham no desafio, pois não levam as xícaras vazias de volta para a cozinha: “O que realmente agrada é que a grande maioria das pessoas se oferecem para levar”.
Fonte: Administradores