Começa nesta quinta-feira o maior evento de contabilidade pública do Sul do País

Com a presença do presidente da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc), Tadeu Oneda, e de várias lideranças contábeis do Estado, será aberto nesta quinta-feira (21) o 3° Encontro Catarinense de Contadores e Controladores Públicos, em Jaraguá do Sul. “A Fecontesc não poderia deixar de comparecer a este importante evento. Cada vez mais a Contabilidade pública ganha visibilidade e reconhecimento, em sintonia com as exigências crescentes da população por mais transparência e zelo no trato com a coisa pública”, ressalta Oneda.
Promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e Prefeitura de Jaraguá do Sul, o encontro começa às 8h30min, nas dependências da Sociedade Cultura Artística (SCAR). Após a abertura, acontece a palestra magna “Valorização do Contador Público: Qualidade e Transparência das Informações”, que será ministrada pelo auditor Antoninho Marmo Trevisan, membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.
Coordenadora geral do evento e também da Comissão Técnica de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCSC, a vice-presidente do Conselho Michele Patricia Roncalio destaca que o Encontro ocorre em meio à adoção de importantes procedimentos contábeis, como a implantação de um novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e adequação das Demonstrações Contábeis pelos governos municipais, estaduais e federal. “A adoção desses procedimentos de forma padronizada, por todos os entes federados, permite a consolidação das contas públicas e reforça o controle e a transparência na aplicação dos recursos”, observa.
Na avaliação de Roncalio, o Encontro vem se consolidando como o maior evento da contabilidade e controle públicos do Sul do Brasil. “Além da participação maciça de profissionais da área pública, temos uma programação bastante abrangente, que traz debates sobre valorização do contador público, transparência e comunicação digital, além de renúncia de receita, controle interno e patrimônio público”, afirma. Também está prevista a realização de um talk-show sobre desafios e vantagens da adoção da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
SINDICONT – Representando a Fecontesc, o presidente do Sindicont Jaraguá e membro da comissão organizadora, Ademir Orsi, participa como debatedor no último painel do Encontro, na sexta-feira à tarde. O painel discutirá a atuação dos Tribunais de Contas na implantação da Contabilidade aplicada ao setor público e contará com palestras do presidente do Tribunal de Contas da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo, e do conselheiro aposentado e ex-presidente do TCE/SC, Salomão Ribas Junior.
Fonte: Márcia Quartiero / Assessoria de Imprensa da Fecontesc