Bancários fazem assembleias para discutir adesão a greve em Santa Catarina
Os bancários de Santa Catarina discutem em assembleias regionais a adesão a greve da categoria. Na Grande Florianópolis e em mais nove regiões a paralisação está prevista para começar à 0h desta terça-feira. Nas agências da Capital e cidades vizinhas, o acesso ao auto-atendimento deve estar disponível em algumas das agências bancárias de cada região.
De acordo com o diretor de Comunicação do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Grande Florianópolis, Milano Cavalcanti, a perspectiva é que a adesão fique em até 60% dos 4 mil trabalhadores que compõem a base na região.
— Historicamente quem mais participa são os trabalhadores do Banco do Brasil e Caixa Econômica, mas acreditamos que haverá uma participação forte de empregados da iniciativa privada. E as agências da região ficarão fechadas, com acesso em alguns casos, aos caixas de auto-atendimento, de acordo com a região — explica.
Em Santa Catarina há 21 regionais de bancários, representados por duas federações. Em todas haverá assembleias nesta segunda e terça-feira para discutir a adesão e a partir de quando começarão as paralisações.
A primeira rodada nas regiões de Lages, Florianópolis, Chapecó, São Miguel do Oeste, Blumenau, Concórdia, Criciúma e Joinville foi tomada no último dia 12 e a assembleia desta segunda-feira deve ratificar a greve, segundo a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de SC.
Até as 20h30, ao menos 11 sindicatos confirmaram que os trabalhadores cruzam os braços a partir de terça-feira nas cidades de Araranguá, Balneário Camboriú, Chapecó, Xanxerê, Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, São Miguel do Oeste e Tubarão.
Em Videira a greve começará na próxima sexta-feira, 21. A assembleia será nesta terça-feira em Lages e Rio do Sul. As informações foram confirmadas pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de Santa Catarina (FETEC/SC) e pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de SC (Feeb).
Para evitar problemas e lidar com a situação, confira as dicas para agir durante a greve
CAIXAS ELETRÔNICOS
Os caixas dentro das agências funcionam até as 22h. Em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam 24 horas. É importante lembrar que os saques noturnos são limitados a R$ 300 e o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira.
Operações
— Pagamento de contas (não vencidas), agendamento de pagamentos e DOC e pagamento e de cartão de crédito.
— Saques, retirada de folha de cheque, depósitos em dinheiro ou cheque, consulta e retirada de saldo/extrato, transferências, saques de benefícios sociais (INSS, PIS/abono salarial, FGTS etc.
— Bloqueio de cartão, empréstimo pessoal (CDC), resgate de investimento e solicitação de débito automático.
CORRESPONDENTES
Estão espalhados em todo o país em pontos como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial.
Operações
— Pagamento de contas de água, luz, telefone (com ou sem fatura), tributos municipais e estaduais, boletos de bancos. carnês, INSS/GPS, FGTS-GRF/GRRF/GRDE (com código de barras) e contribuição sindical (em dinheiro).
— Saque de dinheiro e benefícios como bolsa família, INSS, FGTS, seguro desemprego e PIS. O saque com com cartão magnético é limitado a R$ 1 mil ou três transações diárias.
— Depósito em conta corrente ou em conta poupança. A operação limitada a R$ 1 mil ou até três transações por dia.
— Consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças, entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
INTERNET BANKING
Opção cujo uso cresce a cada ano e com a disponibilidade de cada vez mais serviços.
Operações
— Consultas de saldo, extrato, lançamentos futuros, extrato de compras com cartões de débito, informe de rendimentos, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas.
— Pagamentos de Débito Direto Autorizado (DDA), agendamento de pagamento de conta (água, luz, telefone e gás), bloqueto de cobrança DARF/DARF Simples, Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), GFIP-FGTS, GPS-INSS, IPVA, DPVAT, IPTU/, GRCS, ISS, licenciamento de veículos e recarga de celular.
— Transferências entre outros bancos, TED e DOC eletrônico
— Solicitação e desbloqueio de talão de cheques, solicitação, consulta e cancelamento de débito automático e empréstimos.
MOBILE BANKING
Para ter acesso a este serviço, o cliente deve baixar o aplicativo (app) da instituição diretamente no celular, a partir do site do banco e das lojas virtuais de aplicativos.
Operações
— Por este canal, geralmente é possível consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos, home broker (compra e venda de ações) e pagar títulos via Débito Direto Autorizado (DDA). O serviço, no entanto, varia conforme a instituição e o relacionamento com o cliente.
TELEFONE
Todos os bancos oferecem um serviço telefônico por meio do qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar transações financeiras.
Operações — Pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, de contas (água, luz, telefone, gás) e de imposto e taxas. — Consultas de saldo e fatura do cartão de crédito, entre outros.
* Diário Catarinense