Ato público de conscientização tributária agita a Capital
O brasileiro é massacrado, anualmente por 12 impostos, 33 taxas e 43 contribuições e fundos. Estudos estimam que são criadas, diariamente, 30 normas relacionadas a tributação no País.
Desde janeiro até este mês de maio o brasileiro já pagou R$ 665 bilhões em impostos. Em todos os anos, os primeiros cinco meses são apenas para sustentar a carga tributária nacional. Diante desta realidade, o Sescon Grande Florianópolis, em parceria com mais 20 entidades* e empresas*, realizou a 1ª Edição do Bolo Tributário de Florianópolis. O ato aconteceu no largo da Catedral Metropolitana, no Centro da Capital. Foram 200Kg de bolo com recheio de doce de leite, que foi distribuído mais mais de 2.000 pessoas. Na ocasião, também foi exposta pela ACIF Jovem uma gôndola com alguns produtos e suas respectivas tributações. Alguns contribuintes se assustaram, pois não faziam ideia que, por exemplo um amaciante tem 43,5% de impostos no seu valor, o açúcar refinado tem 40,5% e o óleo de soja tem 37,2%.
Segundo o presidente do Sescon Grande Florianópolis, Fernando Baldissera, “a intenção é que o público tenha conhecimento de que forma os impostos são investidos. Como exemplo, podemos citar o ICMS, 75% fica com o Governo do Estado e 25% com o município. Também o IPVA, imposto bastante conhecido e que nem sempre é revertido a investimentos nas rodovias”.
De acordo com Baldissera, quando o contribuinte entende o destino final de um tributo, há uma manifestação e mobilização contra ou a favor. “É o caso da CPMF. Quando a população entendeu que ela deveria ser destinada à saúde e não estava sendo, criou-se uma manifestação para que derrubasse esse imposto. É para isso que o Sescon promoveu o 1º Bolo Tributário em Florianópolis, para o cidadão entender o destino do seu dinheiro”.
A manifestação foi realizada neste dia 27 devido à comemoração do “Dia do Respeito ao Contribuinte”, que é o dia 25 de maio. O público compareceu e aprovou a ação. Teve gente que sugeriu à equipe organizadora que mantivesse o evento mais vezes ao ano, para chegar a mensagem para um maior número de pessoas.