Tempo
Ele é absolutamente igual a todos, não faz qualquer distinção de raça, cor ou classe social. Ricos ou pobres, homens ou mulheres, enfim, são as mesmas 24 horas para quem tem o dom da vida. Muitos são os que vivem presos ao passado, consumindo horas preciosas dos dias com pensamentos negativos que os impedem de viver.
Outros tantos alimentam níveis de ansiedade exagerados em relação ao futuro, com medo de doenças, desemprego, insucesso em empreendimentos e outras potenciais decepções.
O mais importante realmente é concentrarmos nossas energias no momento presente e ainda assim é necessário termos disciplina e uma boa administração do tempo, tanto pessoal quanto profissionalmente. No ambiente corporativo, mesmo para quem tem o zelo de programar suas atividades para o dia, são comuns os imprevistos que acabam desviando o foco ou interrompendo atividades importantes. O Outlook aberto o tempo todo e a verificação incontinente de mensagens recebidas, telefonemas, internet, reuniões não programadas ou de longa duração, demandas por tarefas imediatas, entre outras. Isso para não falarmos de softwares de conversação, quando permitidos, que acabam sugando a atenção das pessoas, com assuntos normalmente banais e derrubam a produtividade.
É valioso que a pessoa tenha claro o que a organização espera que ela realize e que tenha autocontrole do tempo, alocando as atividades a realizar ao longo do dia de maneira planejada e, além disso, compare o quanto realizou e no que efetivamente investiu o seu tempo.
Se mesmo com esses cuidados já é difícil, imagine para quem os ignora. Nesses casos, normalmente o tempo é insuficiente, as desculpas são constantes, o prazos não são cumpridos e, por consequência, o desempenho é afetado.
Independentemente do seu nível hierárquico e da organização na qual atua, a boa administração do tempo é, sim, uma preciosa qualidade, que você pode perfeitamente desenvolver e que lhe será muito útil em toda sua carreira.
Esse hábito é salutar e perfeitamente aplicável também à vida pessoal, programando tempo para atividades físicas, leitura, estudos, compras, lazer, etc.
* por Olívio Zanotti, Especialista em gestão empresarial e finanças. Contato: olí[email protected] / ** artigo publicado no A Notícia