Quanto custa realmente investir em treinamento?
Compartilho, neste artigo, uma reflexão sobre investimento em treinamento, escrito pela consultora Stela Winters Steil, vale a pena pensar a respeito:
“Certa vez li a seguinte frase: “Se você acha que treinamento é caro, experimente a ignorância.”. É uma frase agressiva, mas interessante dentro de uma certa perspectiva.
Você acha que treinamento é caro? Quanto custa a hora de um instrutor ou palestrante? Ou melhor quanto vale? Certamente todos sabem que, na era do conhecimento, já não vale mais aquela antiga máxima “Em terra de cego quem tem um olho é Rei”. É preciso ter uma excelente formação acadêmica aliada a uma sólida experiência profissional e isso custa caro e não é só estar formado, ter uma pós ou um mestrado e pronto! A formação de um bom profissional não acaba nunca, ele continuará tendo que ir a congressos, seminários, terá que ler pelo menos 3 livros por mês, gastar horas em pesquisas e atualização diária para poder estar sempre antenado e fazer comentários coerentes em suas palestras e cursos, terá que ler jornais diários, entender de política, economia global, terá que ter um site, um blog, um twitter e terá que atualizá-los não mais diariamente mas hora a hora, minuto a minuto.
O que faz um treinamento ser caro definitivamente não é a hora paga ao instrutor. O que faz um treinamento ser caro é o seu mal dimensionamento, a falta de uma boa avaliação de desempenho que detecte exatamente quais as competências estão faltando no profissional. Caro é não saber mensurar o que se espera do profissional depois de treinado e não ter ferramentas adequadas para fazer essa medição. Caro é treinar e depois não dar acompanhamento ou condições de aplicabilidade do que se aprendeu. Caro é quando o profissional diz que gostaria que seu chefe estivesse ouvindo aquilo porque provavelmente o problema esta na liderança e não nos liderados. Caro é não mapear competências, é não deixar claro para o profissional o que se espera dele.
“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve.”
Quando uma empresa quer investir em treinamento a primeira coisa que deve fazer é identificar quais são as suas necessidades de capacitação, quem precisa ser treinado? No que precisa ser treinado? O quanto ele precisa ser treinado, ou seja, qual a sua competência real x desejada? Como posso medir isso? Como posso medir o resultado do treinamento? Como vou comprometer o profissional na busca desse resultado após capacitá-lo? De quanto em quanto tempo devo reciclar este conhecimento?
Agora que sabemos que treinamento não é caro quando bem aplicado, quando efetivamente dá resultados, a questão passa a ser como contratar o profissional certo para as minhas necessidades de capacitação?
Hoje felizmente contamos com inúmeros profissionais muito qualificados para treinar nossas equipes, em qualquer assunto, em qualquer área você poderá encontrar excelentes profissionais. Portanto hoje o mercado tem inúmeras ofertas. E como em toda profissão existem os “não tão bons” assim… tome cuidado quando contratar um profissional, cheque sua experiência, suas credenciais, ligue para empresas onde ele já ministrou treinamento, fale com as pessoas, pergunte como foi, que resultados obteve, dê preferência às indicações afinal ninguém faz propaganda boca a boca quando não gosta. Se você ainda tiver duvidas, peça a ele que faça uma previa, uma pequena apresentação para um grupo de diretores ou gestores para testar suas habilidades. Peça a ele uma avaliação pós treinamento, talvez o ponto de vista dele seja importante nas suas decisões futuras frente a equipe, ele poderá lhe dar ótimas sugestões! Certifique-se de que ele usará uma linguagem adequada ao grupo, deixe que ele conheça o máximo de sua empresa, tanto as coisas boas como as ruins. Participe sempre que possível dos treinamentos, desde que isso não iniba a turma. Se não for participar do curso todo esteja pelo menos na abertura e no encerramento da atividade. Lembre-se que um treinamento X deverá levar a um resultado Y e se você não souber medir isso, estará brincando de jogar dardos no escuro.”
Marlos Vander – Administrador de Empresa, consultor e palestrante nas áreas de vendas.