A importância do Marketing de Relacionamento
O Marketing é uma ferramenta fundamental para a comunicação empresarial, conhecida por comunicação entre empresa e cliente, para consequentemente aumentar suas vendas e ter mais lucros. E assim, criar uma fidelização destes clientes para poderem permanecer na empresa. Afinal, é como a velha e eficiente frase “Quem não é visto não é lembrado”.
Dentre os vários tipos de Marketing conhecidos, tem um que se reflete com maior intensidade, que é o Marketing de Relacionamento. Nada mais do que um sistema de tomadas de ações pela empresa para poder manter um relacionamento de forma positiva com os seus clientes, sendo constituído por um simples processo de Captar, Reter e Fidelizar.
Atualmente as empresas estão buscando implantar esse modelo de Marketing e um fator de suma importância a ser observado é em relação com a cultura local de seus clientes, afinal, a empresa precisa se adaptar para poder conquistar seus novos clientes e manter os já existentes.
A empresa precisa ainda estreitar os laços com estes clientes e atingir novos patamares, e no processo de implementação, está sendo muito utilizado pelas empresas, as redes sociais (como Facebook, Twitter, WhastApp, entre outras), devido terem uma grande busca por estes mecanismos, o que facilita o processo de comunicação e relacionamento “indireto” com eles.
Mas não é simplesmente querer implantar o Marketing de Relacionamento e achar que está tudo certo. Precisa acima de tudo identificar quais são os clientes potenciais para a organização, para que gere frutos ao curto, médio e longo prazo de forma satisfatória.
Uma ferramenta muita utilizada nesse modelo de Marketing são os Programas de Fidelidade, para oferecer algumas bonificações para seus clientes, tornando-se uma chave para manter mais clientes e por um tempo maior, afinal, quanto mais ele comprar, mais ele irá “ganhar” e consequentemente a empresa também terá maiores retornos.
Pode-se compreender que as empresas que não se desenvolverem e se adaptarem para o modelo em estudo certamente irão passar por grandes dificuldades para manterem seus clientes. Temos em vista que um cliente bem atendido é garantia de uma nova venda, ainda mais com um programa estratégico de fidelização.
Além disso, a constante busca por modernização em seus processos e ampliação de seus meios de comunicação em massa acaba oferecendo uma maior captação.
E por fim, é necessário ter compreensão que a empresa precisa acima de tudo estar preparada, pois pode ser bem simples implementar essas mudanças, porém com a falta de preparação pode gerar resultados controversos aos quais se pretende obter.
Robson Paniago é professor da IBE-FGV, doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino e Karolyne Cristina da Silva é aluna do 5º período do curso de Administração da Faqui – Faculdade de Quirinópolis.