A chave para produtividade no trabalho está nos intervalos?
Comumente, quando as pessoas estão atrasadas em relação a tarefas no trabalho, pulam almoço, passam horas a mais na empresas, sem parar até mesmo para um café. Mas nenhuma dessas três soluciona o problema e ainda geram graves efeitos à saúde. Em “A Incrível Ciência das Vendas”, publicada pela Editora Leader, o autor Luiz Gaziri, consultor, professor de pós-graduação na PUC-PR e FAE Business School, sugere que os funcionários façam pausas inteligentes.
Segundo estudos divulgados pela empresa americana DeskTime, os funcionários conseguem ser mais produtivos se fizerem mais pausas ao longo do dia, mais especificamente, os pesquisadores desta empresa encontraram a chave para produtividade: cada 52 de minutos de trabalho, 17 minutos de pausa.
A dica do autor é organizar os trabalhos em blocos, ajustar o tempo de foco de acordo com os fluxos e ritmos de energia e o tipo de trabalho que precisa fazer. Para aproveitar as pausas de forma mais produtiva, Luiz Gaziri aponta algumas sugestões:
– Hidrate-se, abastecer o cérebro com glicose fará com que você tenha mais energia.
– Tire uma soneca, isso pode melhorar sua memória e aumentar a concentração.
– Organize-se, a bagunça pode tirar sua concentração.
– Faça a pausa em companhia dos seus colegas de trabalho, a amizade faz com que os vendedores tenham mais prazer em trabalhar juntos.
Enquanto aos gestores, o autor sugere a incentivar seus funcionários a tirarem intervalos mais frequentes na companhia de um colega e criar políticas que incentivem trabalhos em equipes, certamente irão trazer diversos benefícios para a empresa. Pausas produtivas, grandes amizades no trabalho geram grande eficiência na comunicação e no atingimento de metas. Colaboradores que reconhecem uns aos outros são mais unidos e motivados do que aqueles que recebem reconhecimento apenas dos superiores.
Sobre o autor: Luiz Gaziri fez a escolha feliz de deixar a sua carreira de quinze anos como executivo para ensinar pessoas e empresas a aplicarem comprovações científicas nas mais variadas situações do seu dia a dia. Gaziri, além de ser o autor de A Incrível Ciências das Vendas, possui formações acadêmicas nos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil, é professor de pós-graduação na PUC-PR, FAE Business School e ISAE/FGV. Também atua com consultorias, treinamentos e palestras corporativas, atendendo clientes como Armani Casa, Cyrela, Unimed, Arauco, SBT, Sicredi, Consórcio Iveco, entre outros dos mais variados portes e segmentos.