Home Fórum Contábil Responsabilidade do Contador

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #95533
    Jéssica
    Participante

    Hoje em Santa catarina temos o SAT onde entramos atraves do login e senha do contabilista. Lá temos a ferramenta (DFE – Consulta NFE). Quero saber até que ponto vai a responsabilidade do contador para a escrituração fiscais das notas fiscais eletrônicas visto que o cliente não entrega todas as nf-e e os arquivos XML na contabilida. Como temos acesso a tudo que foi emitido por ele e destinado à ele, como fica nossa responsabilidade tendo acesso a essas informações?

    #121439
    Gilmar de Jesus Mendes
    Convidado

    Jessica,

    sobre a responsabilidade nao sei te dizer, imagino que voce ja esta fazendo isto,  mas entrar em contato com o cliente e dizer que determinadas notas não foram enviadas a contabilidade e que voce como contadora tem acesso as notas que foram emitidas pelos seus fornecedores e que o proprio estado sabe que as notas não foram emitidas, mas fica para discusão ate aonde vai a responsabilidade do contador, se alguem mais quiser ajudar….

     

    #122534
    Henry
    Convidado

    Bom dia, a pergunta da Jessica é uma dúvida que também me intriga. Visto que temos conhecimento da emissão dos documentos, somos responsáveis pela escrituração, mesmo o cliente não nos enviando os arquivos?

     

    Não tenho ideia da nossa resposabilidade quanto o assunto, porem, faço uma sugestão aos amigos, de adicionarem aos seus contratos de prestação de serviços a indicação de que o fato dos documentos estarem disponíveis no SAT, não exime o cliente da responsabilidade de encaminha-los a contabilidade, tão menos obriga o contador a efetuar a escrituração dos mesmo apenas por lá constarem.

     

    Claro que a sugestão deve ser consultado perante um advogado de modo a comprovar a legalidade do ato, porem acredito que deveriamos sim nos eximir dessa responsabilidade, pois a cada dia temos mais e mais obrigações para cumprir, enquato o empresaria está a cada dia se esquivando mais e mais das suas.

     

    Caso alguém tenha algo a acrescentar ao meu comentário, ou alguma informação a respeito da legalidade do fato, favor manifestar sua opinião para que juntos possamos aprender.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.