Home Fórum Contábil Lei que altera CLT e licença-paternidade é sancionada

  • Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 8 anos, 1 mês atrás por Gabryella Fernandes.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #155405 Responder
    Gabryella Fernandes
    Convidado

    Publicada no Diário Oficial em março deste ano, a Lei nº 13.257 modifica o artigo 473 daConsolidação das Leis do Trabalho (CLT).

     

     

    A alteração abrange também outras normas, tais como a Lei 11.770/08, a qual dispõe acerca doPrograma Empresa Cidadã, e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

     

     

    No que se refere aos direitos trabalhistas, a inserção autoriza o trabalhador a deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário diante de mais duas situações, quais sejam:

    • Até 2 dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira;
    • Por 1 dia por ano para acompanhar filho de até 6 anos em consulta médica.

     

     

     

    Ampliação da licença-paternidade

    Além disso, após aprovação pelo Senado, conforme ressaltado pelo Blog Netspeed, a referida lei amplia, inclusive, o prazo da licença-paternidade de 5 para 20 dias ao ser sancionada pela Presidente Dilma Rousseff.

     

     

    Nesse sentido, colaboradores de empresas vinculadas ao Programa Empresa Cidadã, desde que solicitem o direito até dóis dias úteis após o parto e comprovem participação em programa ou atividade voltada à orientação de paternidade responsável, têm direito à prorrogação.

     

     

    As organizações adeptas ao programa, por sua vez, tributadas sobre o lucro real, podem abater o total da remuneração do colaborador, relativo aos dias prorrogados da licença-paternidade, dos impostos federais.

     

    Fonte: Netspeed Sistemas

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Responder a: Lei que altera CLT e licença-paternidade é sancionada