Vendas de PCs têm queda de 10% no primeiro trimestre, aponta IDC
As vendas de computadores no mercado brasileiro totalizaram 3,4 milhões no primeiro trimestre, volume 10% inferior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado, informou a consultoria IDC Brasil. O desempenho no país segue a mesma tendência do mercado mundial de computadores, que apresentou uma retração de 13% no período.
O desempenho, na avaliação da consultoria, está relacionado ao aumento nos preços dos computadores, provocado pela alta do dólar, que elevou os custos de importação de componentes como memória e disco rígido. Além disso, novas especificações, como tela sensível ao toque, dispositivos ultrafinos e computadores conversíveis em tablets exigem c omponentes de custo mais elevado. A consultoria ainda associou a queda a uma substituição de PCs por tablets.
A maior retração foi registrada na venda de computadores de mesa (desktops), com redução de 11%. As vendas de notebooks também registraram queda no período, de 9%.
As vendas para o mercado consumidor tiveram redução de 12%, para 2,2 milhões de unidades. De acordo com a consultoria, os consumidores interessados em navegar na internet têm optado por comprar tablets em lugar de computadores.
No segmento empresarial houve queda de 6% nas vendas, para 1,1 milhão de unidades. A retração menos intensa foi explicada pelas vendas voltadas a empresas de pequeno e médio portes.
Queda também em abril
Ainda de acordo com a IDC, não houve melhora no mercado em abril, quando foram vendidas 1,1 milhão de unidades. Esse volume representou uma redução de 14,5% em relação a abril do ano passado e de 24% em relação a março.
Com base nesses resultados, a IDC projeta para o ano queda de 8% nas vendas de computadores no Brasil. A estimativa original era de uma retração de 7,2% em 2013.
Valor Econômico
Para mim trata-se de um informe que pretende ser uma informação, mas é mal elaborada. Para ser séria deveria informar também em quanto aumentou a venda de tablets.