Uma teia global para despertar líderes
Durante uma semana, de 12 a 18 de novembro, uma série de atividades para promover o espírito empreendedor acontece em 124 países, simultaneamente. A já conhecida Semana Global do Empreendedorismo tem no Brasil um dos países mais participativos, mobilizando mais de 1,7 milhão de pessoas a partir de uma rede de 540 parceiros por todo o país.
No mundo, o movimento é organizado por entidades sem fins lucrativos, associações de classes, governos, entre outros. Com o tema “Por um Brasil mais empreendedor”, a Endeavor é a anfitriã da semana no Brasil, em parceria com um conselho de 10 organizações. O objetivo do movimento é divulgar histórias de sucesso e as lições aprendidas por empreendedores para o maior número de pessoas e também aprender com outros países as experiências e melhores práticas para a adoção de políticas públicas de incentivo à atividade empreendedora.
Criada em 2008 com o apoio do ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e outra lideranças mundiais, a semana vem crescendo ano a ano. São mais 24.000 organizações parceiras e 37.000 atividades realizadas em todo o mundo.
“A expectativa é de que, durante o mês de novembro, nas cinco regiões do país, ocorram 2 mil eventos para inspirar, conectar e capacitar jovens e adultos, interessados em empreendedorismo”, explica a coordenadora da Semana Global de Empreendedorismo no Brasil, Marcella Monteiro de Barros Coelho.
Os eventos vão desde palestras, congressos, competições, premiações, cursos, feiras, bate papo com profissionais de grandes companhias, mesa redonda sobre economia criativa, troca de experiências com atuais empreendedores, debates, filmes, teatros, entre outras iniciativas.
Em 2011, foram realizadas 2,5 mil atividades, em todos os Estados do Brasil. Houve 1,5 milhão de participantes. Ao longo dos últimos quatro anos, a participação dos empreendedores tem sido crescente. Para 2012, a estimativa é a realização de cerca de 2 mil eventos. A programação se estende por todo mês de novembro no Brasil, não ficando restrita a uma semana. Tem sido assim desde 2008, quando o movimento da Semana Global do Empreendedorismo foi iniciado no Brasil.
A Endeavor auxilia na coordenação das 548 entidades parceiras atuantes nos eventos, entre organizações não governamentais, empresas, universidades, e setor público, como secretarias dos estados. As diretrizes da Semana Global no país são planejadas pelo Conselho Nacional da Semana Global.
No decorrer de 2012, foram criados comitês regionais por Estado. Cada um deles é composto por representantes de diferentes instituições parceiras da Semana Global do Empreendedorismo (Sebrae, Sesi, faculdades, governos estaduais, entre outros). Segundo a coordenadora da Semana Global no Brasil, cada comitê é responsável pela organização das iniciativas no seu respectivo Estado. “Esses comitês serão mantidos ao longo dos próximos anos”, diz Marcella Coelho.
Até o início de novembro, pessoas, organizações e governos podem cadastrar atividades, como workshops, palestras, feiras, debates, gincanas e competições, relacionadas ao empreendedorismo. Basta acessar a página do evento na internet. A confirmação da atividade será aprovada em até três dias.
As sugestões dadas para as iniciativas abrangem os temas da inovação e criatividade, estratégia e crescimento, cultura empreendedora, capacitação, empreendedorismo social, plano de negócios, casos de sucesso e casos de fracasso, marketing, acesso a capital, gestão de qualidade, sustentabilidade e ambiente regulatório. Oss temas das iniciativas vão de encontro ao interesse dos participantes do movimento. “O empreendedorismo é visto com bons olhos no país. A Semana Global em 2012 propiciará o ambiente para um Brasil mais empreendedor, rumo à superação dos gargalos existentes”, afirma Marcella.
Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, os seis fatores que devem ser desenvolvidos para que se atinja um ambiente propício para a formação de empreendedores são: acesso a capital, ambiente regulatório, capacitação, cultura, inovação e mercado.
Em outubro, uma pesquisa realizada pela Endeavor em algumas universidades brasileiras constatou que mais da metade dos jovens universitários (52,8%) gostaria de se tornar empreendedor. Outro dado, baseado na pesquisa do Global Executive Report, de 2010, mostra que 26% da população pretendia abrir o seu próprio negócio num prazo de cinco anos.
Dados da Endeavor, com base nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que no Brasil, há mais de 4 milhões de empresas formais, e o empreendedorismo está em uma fase de crescimento intenso. Mais informações em: www.semanaglobal.org.br
* Valor Econômico