Um combustível para o FGTS
Até quinta-feira, está liberada a compra de ações da Petrobras com dinheiro do fundo
Para cerca de 90 mil brasileiros, a próxima segunda-feira marca na agenda uma decisão importante: aumentar sua participação nos fundos FGTS-Petrobras com recursos depositados na conta vinculada do FGTS. Incluída um tanto a fórceps nas regras da capitalização da Petrobras, na qual se estima movimentação de R$ 128 bilhões, a autorização para o novo uso dos recursos do FGTS é recomendada pela grande maioria dos especialistas.
Em primeiro lugar, a conta vinculada tem recursos para uso a longo prazo. E é com essa perspectiva que o reforço da aplicação nos fundos é recomendado. A remuneração acumulada desde 2000 no FGTS é pouco mais de 100%. Quem usou recursos do fundo para comprar ações viu o seu dinheiro aumentar 700%.
É bom lembrar que, embora tenha vantagens, a aplicação não representa ganho imediato de renda. Mesmo aplicados nos fundos Petrobras – o mesmo vale para quem apostou nos formados com ações da Vale, em 2002 –, os recursos do FGTS obedecem às regras da conta vinculada, isto é, só podem ser sacados em caso de aposentadoria, demissão ou doença grave.
No caso da nova oportunidade, será preciso esperar ao menos um ano antes de sair da nova posição no fundo. Ou seja, talvez não seja boa ideia para quem tem planos de usar o fundo para compra da casa própria nesse prazo.
* do jornal A Notícia