Sindicont Chapecó e Região incentiva doação de sangue
Com o slogan “Doe sangue e contabilize um ato de amor”, o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó e Região (Sindicont) promove campanha de incentivo à doação de sangue. A ação acontecerá na próxima semana, entre os dias 17 e 21 de setembro, como uma das atividades em comemoração ao Dia do Contador, que ocorre em 22 de setembro.
De acordo com a diretora social do Sindicont, Carmen Hammerschmitt, a campanha visa incentivar o ato de solidariedade espontâneo dos profissionais, familiares e colaboradores das empresas associadas. “Doar sangue não traz prejuízos à saúde, mas, pelo contrário, salva vidas. É um simples gesto, que representa muito para as pessoas que precisam”, salienta.
Os doadores deverão ir até o Hemocentro Regional de Chapecó (Hemosc), na rua São Leopoldo, 39, bairro Esplanada, próximo ao Hospital Regional. O horário de atendimento de segunda à sexta é das 7 às 18 horas e no 3º sábado do mês das 8 às 16 horas. Os doadores também podem agendar horário pelo telefone (49) 3329-0550.
A doação é a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, procedimento realizado por profissionais capacitados e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar do doador. Todo o processo leva em torno de 45 minutos.
Para doar, é preciso ter idade entre 18 e 67 anos; estar em boas condições de saúde; pesar acima de 50 kg; apresentar documento de identidade com foto (RG, carteira profissional, carteira de motorista), ter repousado bem na noite anterior à doação; evitar jejum; fazer refeições leves nas 4 horas que antecedem a doação; evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
O intervalo entre as doações para as mulheres deve ser de 90 dias ou até três doações nos últimos 12 meses e para os homens é de 60 dias ou até quatro doações nos últimos 12 meses.
Não pode doar quem tem ou teve as seguintes doenças: hepatite após os 11 anos de idade; hanseníase; hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto; doença autoimune; doença de chagas; AIDS; problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do seu cardiologista); diabetes e câncer. Também deve evitar a doação quem fez ou faz uso de algumas drogas ilícitas nos últimos 12 meses; mantém relações sexuais de risco e as gestantes ou mulheres que amamentam bebês com menos de 12 meses.
Mais informações pelo telefone (49) 3323 5646.
* Marcos Bedin, assessor de imprensa do Sindicont Chapecó