SESCON/SC completa 39 anos de fundação
Era início da década de 80 e os pequenos escritórios contábeis estavam virando empresas. Na época, as decisões relacionadas às convenções coletivas da classe estavam atreladas totalmente ao Sindicato do Comércio, deixando os contabilistas sem voz.
Naquele tempo a classe já mostrava sua união reunindo-se mensalmente na casa dos próprios contadores e foi justamente em uma dessas reuniões que surgiu a ideia de criar um sindicato patronal próprio.
A primeira reunião oficial aconteceu em 9 de julho de 1984, na sede do Sindicont Joinville, onde foi discutida a criação da Associação Profissional. Era o primeiro passo para chegar ao status de Sindicato.
Com as limitações de comunicação da época, o trabalho não foi fácil para disseminar essa ideia por todo o estado. Mas depois de várias ligações, ficou decidido que a proposta de criação do Sindicato seria apresentada à classe em nível estadual durante a 8ª Convenção Estadual dos Contabilistas (Contesc), que aconteceria em Joaçaba. Para dar ainda mais força para se atingir o objetivo, os contabilistas joinvilenses organizaram-se e lotaram dois ônibus para a Convenção.
A mobilização deu certo e os contatos feitos resultaram na adesão de representantes de diversas regiões catarinenses à Assembleia Geral Extraordinária realizada no fim da tarde do dia 15 de setembro de 1984.
Na ocasião foi eleito como primeiro presidente o contador Carlos Kinas Sobrinho e os presentes aprovaram por unanimidade a oficialização da Associação Profissional das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas do Estado de Santa Catarina. A partir desse momento a Associação Profissional começou definitivamente a perseguir o objetivo de tornar-se um sindicato com representação estadual.
A Carta Sindical foi homologada em 24 de dezembro de 1987, assinada pelo então Ministro do trabalho, Almir Pazzianotto Pinto. Começava assim a construção de uma grande história, agora como Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina.
Atual presidente e a primeira mulher a frente da entidade, a empresária contábil Maria Salete Rodrigues Pacheco, reconhece o trabalho de todos que passaram pela entidade e sente-se orgulhosa do resultado após quase quatro décadas.
“São 39 anos de muita determinação, união de forças e compromisso com a defesa de seus representados. Muita gratidão por todos que deixaram sua marca nesta jornada. Nos orgulhamos de sua força. Nos orgulhamos de pertencermos. Parabéns SESCON/SC”, enfatiza a presidente.