Sescon GF e CEF iniciam rodada de palestras
Na última sexta-feira, dia 19, o Sescon Grande Florianópolis e a Caixa Econômica Federal deram início a um ciclo de palestras sobre a implantação da Conectividade Social com Certificação Digital ICP Brasil para fins de FGTS.
O auditório do CRCSC ficou pequeno para um público de 240 participantes (o local comporta 220 pessoas sentadas). O palestrante foi Leo Eraldo Paludo, gerente regional do FGTS para SC e sua equipe do setor de FGTS. Profissionais das diversas áreas da contabilidade, administradores e gestores participaram do evento.
A partir de janeiro de 2011 estará em funcionamento a nova conectividade ICP Brasil em todo o Brasil, e o Sescon Grande Florianópolis foi a primeira entidade em todo o país a realizar um evento desses em parceria com a Caixa.
A importância do assunto, que trará mudanças no trato da certificação digital, foi o grande incentivo da diretoria do Sescon, que viu uma lacuna de questionamentos e dúvidas sobre o assunto.
Segundo o presidente do Sescon GF, Augusto Marquart Neto, este é um caminho sem volta, todos temos que nos adaptar às mudanças, senão os profissionais de contabilidade e de recursos humanos não serão absorvidos pelo mercado. “Muitas coisas ainda não estão claras publicamente. E o papel do Sescon está sendo levar estas informações para toda nossa classe, dando oportunidade para que todos possam sanar suas dúvidas. Estamos à beira da implantação. Resta a nós contadores nos adaptarmos às mudanças. Devemos assim conversar com os clientes e explicar a situação”, revela Marquart. Ele ainda salientou que o Sescon estará em breve lançando uma campanha de incentivo à confecção de certificados digitais para clientes de escritórios contábeis com descontos bastante sugestivos.
Leo Eraldo Paludo salientou que a Caixa tem experiências nas mudanças sistemáticas que acontecem no Fundo de Garantia. Ele Acredita que este é um momento de aperfeiçoamento, simplificação e modernização do processo. “Existe a questão das certificações das empresas que será uma adequação que inicialmente dará certo trabalho, mas que terá um ganho em termos de custos e de operacionalização dos processos e acessibilidade das informações de uma forma muito significativa”. Paludo ainda destaca a importância das outorgas. “Os principais questionamentos da classe contábil e administrativa é com relação às outorgas eletrônicas e do uso do certificado. Hoje o mercado está atuando em maior número com certificados de pessoas físicas. Na conectividade, necessariamente, iniciamos com certificados pessoa jurídica e a partir dele que é dada a outorga para que pessoas físicas ou jurídicas delegadas possam operacionalizar o sistema”.
Mas tendo ouvido muitos participantes no intervalo do evento, a Diretora de Marketing e Eventos do Sescon GF, Tereza de Jesus Alves, ponderou que os prazos poderão dar problemas. “Acho que o tempo estipulado pela Caixa para nós nos adequarmos é curto. Essa é a maior preocupação dos participantes que eu tenho conversado. Um grande problema são também as questões das procurações. No caso dos escritórios de contabilidade que receberam procuração de pessoas jurídicas (PJ) se quiserem passar para uma pessoa física (PF) – no caso um funcionário do escritório – a PF deverá estar vinculada ao escritório. Por exemplo: um escritório que só tem prolaborista não tem vínculo, então, não conseguirá transmitir os FGTS de seus clientes com procurações, somente pela certificação do seu cliente, gerando uma grande preocupação em função da responsabilidade de ficar em esses certificados”.
Outros encontros como este já estão agendados. Nesta semana, dia 26, o mesmo evento acontece no auditório da AEMFLO/CDL São José, das 8h às 12h. Em dezembro acontecerá em outros municípios.
Confira abaixo e inscreva-se:
07/12 – Auditório da Biblioteca Pública de Biguaçu – Rua Hermógenes Prazeres n 59 – Centro – Biguaçu. Horário: 8h às 12h;
09/12 – Auditório da Univiali – Rua Pará, 315 -Bairro Universitário – Tijucas. Horário: 8h30 às 12h;
14/12 – Auditório da ACIP – Associação Empresarial de Palhoça – Praça 7 de Setembro, nº 10 – Piso superior – Centro – Palhoça. Horário: 8h às 12h.
A inscrição em todos os encontros é a doação de um brinquedo em bom estado que posteriormente será enviado para crianças carentes da região. Na palestra em Florianópolis foram arrecadados mais de 250 brinquedos. A expectativa é que a classe contábil e empresarial participe, fazendo o Natal de muitas crianças mais feliz.
* da assessoria de imprensa do Sescon Grande Florianópolis