Queixas contra bancos caem pela primeira vez no ano
Pela primeira em 2013, o número de reclamações contra bancos caiu e fechou maio quase 17% abaixo do número de abril. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC), foram constatadas 2.361 reclamações procedentes no mês passado.
O Santander continuou liderando, pelo quarto mês consecutivo, o ranking de reclamações entre as instituições financeiras com mais de um milhão de clientes. Na lista vêm, em seguida, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, HSBC e Banrisul.
As principais queixas referem-se a débitos não autorizados (373), seguidas por prestação de serviços de forma irregular em contas salário (273). Também foram computadas 255 reclamações por esclarecimentos incompletos ou incorretos e 210 queixas por cobranças irregulares de serviços não contratados.
Para fazer o ranking de instituições com mais reclamações, o BC usa como critério o número absoluto de queixas ponderado pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) multiplicado por 100.000. Com isso, chega-se a um índice.
No mês passado, o Santander teve 413 reclamações procedentes. O banco tem 23 milhões de clientes protegidos pelo FGC, o que faz com que seu índice tenha sido de 1,78 (bem abaixo do de abril, quando atingiu 3,28). O BB, que aparece em segundo no ranking, ficou com índice de 1,6.
Para calcular o índice, são levadas em conta somente as demandas procedentes – aquelas nas quais se constatou que o banco descumpriu normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC. A autoridade supervisora chega a computar entre as queixas aquelas improcedentes, isto é, que não correspondem a descumprimento de normativos e outros tipos de reclamações, mas não as inclui no indicador.
Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Bonsucesso é o que mais teve queixas em maio em relação ao número de clientes protegidos. É o quarto mês consecutivo em que a instituição encabeça a lista, que ainda tem Société Générale, BMG, BNP Paribas e Votorantim.
Sobre as administradoras de consórcio, o BC recebeu 19 reclamações em maio, ante 28 em abril. A principal deles refere-se a esclarecimentos incompletos ou incorretos. As administradoras Realiza e Santander são as que tiveram mais queixas no ranking que leva em conta o número de consorciados.
Valor Econômico