Quase 70% dos empresários no Brasil creem na melhora do crédito
O valor está bem acima da média global, que é de 26%. Apenas 13% dos entrevistados no Brasil disseram que o crédito será menos acessível.
A maioria dos empresários brasileiros está confiante que o crédito ficará mais acessível nos próximos 12 meses, com 69% deles acreditando ter mais facilidade para obter financiamento, aponta pesquisa da Grant Thornton International no segundo trimestre.
O valor está bem acima da média global, que é de 26%. Apenas 13% dos entrevistados no Brasil disseram que o crédito será menos acessível. A pesquisa foi feita com 12 mil empresas em 40 países.
Os locais onde mais empresários acreditam que terão melhor acesso ao financiamento, além do Brasil, são Peru (74%), Filipinas (72%), a Geórgia (66%), a Índia (63%) e Chile (52%).
Por outro lado, 71% dos executivos da Grécia, 63% da França e 62% dos holandeses acreditam que o acesso a financiamento será menor.
“O crédito é peça chave para impulsionar o crescimento da economia, principalmente agora que as previsões não estão tão otimistas. Existe uma pressão para que o sistema bancário facilite a tomada de crédito e a evolução natural é que o acesso ao crédito se estabilize. A expectativa fica com os próximos meses, analisando os efeitos da pressão inflacionária e da inadimplência”, diz Madeleine Blankenstein, sócia da Grant Thornton Brasil.
A pesquisa também mostrou o sentimento do empresariado com relação ao suporte de credores neste ano. No Brasil, 74% dos executivos disseram sentir apoio de credores. Os empresários nas Filipinas (93%) e dos Estados Unidos (87%) são os mais otimistas no que diz respeito ao suporte dos credores.
* Brasil Econômico