Primeiro dia da Semana Fiscal em Florianópolis envolve CEF e MTE
A 4ª edição da Semana Fiscal começou nesta segunda-feira (13), no auditório da Fecomércio. O evento é uma promoção do Sescon Grande Florianópolis, que visa aproximar os órgãos públicos aos contribuintes. De acordo com o presidente do Sescon, Fernando Baldissera, a intenção é mostrar ao Fisco quais são as dificuldades diárias do contador. “Além disso, queremos expor soluções. Não nos adianta criar um evento para apenas discutir, sem darmos soluções aos nossos problemas”, disse Baldissera.
Clique aqui e ouça um trecho do pronunciamento de Baldissera
Neste primeiro dia foi a vez dos gestores da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Na ocasião a CEF apresentou os novos serviços do Conectividade Social ICP, o novo layout, a solicitação de parcelamento de FGTS pelo CNS, o certificado de regularidade do FGTS via CNS e serviços disponíveis para empregados e empregadores – tudo online.
De acordo do Marcelo Sandin Boing, Gerente da Filial do FGTS em Santa Catarina, é necessário que os questionamentos sejam levados à Caixa. “Nossa intenção é sempre sermos parceiros dos contadores. Então, pedimos que todos os problemas adiantados aqui na Semana Fiscal sejam levados com mais frequência à gerência da Caixa, como a transmissão das informações de empregadores e trabalhadores. Somente tendo em mãos as dúvidas dos contadores, os gestores do FGTS poderão auxiliar”, disse Boing.
Durante a palestra sobre o eSocial, Rogério Rangel, Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho, até brincou do porquê da criação do eSocial, apresentando uma figura de um contador exausto e sobrecarregado de trabalho, tendo que lidar com GFIP, FGTS, CAGED, RAIS, Previdência Social e Receita Federal. “Sem o eSocial, atualmente, o profissional informa por várias vezes as mesmas informações em plataformas diferentes. E aqui na Semana Fiscal, viemos com objetivo de desmistificar a complexidade do sistema, que só vai facilitar os trabalhos contábeis.
Hoje, dia 14, é a vez da Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros, ambos de Florianópolis. Confira a programação completa e inscreva-se CLICANDO AQUI.