Presente de Dia das Mães tem impostos altos e data não deve movimentar comércio
Uma pesquisa de intenção de compras realizada pela Associação Comercial de São Paulo – ACSP revela que 47% dos brasileiros pretendem comprar presente neste de Dia das Mães. É um empate técnico em relação aos entrevistados que não comprarão (49%) – a margem de erro é de três pontos.
“Esse empate sugere que neste Dia das Mães o comércio deverá vender a mesma quantidade, ou seja, o crescimento será próximo de zero, com ligeiras variações para mais ou para menos”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Isso não é uma má notícia, pois o empate indica que o pior já passou. O varejo parou de cair para entrar na estabilidade e, posteriormente, iniciar o caminho da recuperação”.
Os entrevistados que não souberam ou não responderam somaram 3%. O levantamento foi feito em todas as regiões do País entre os dias 1º e 12 de abril.
Campeões de venda
Para os consumidores que irão presentear as mães, a pesquisa da ACSP perguntou o que comprarão. Roupas, calçados, bolsas e acessórios são os preferidos de 34% deles. Em segundo lugar estão joias, bijuterias, perfumes e cosméticos (23%). Flores (9%), celulares (4%), eletrodomésticos (4%), TVs (2%) e chocolates (2%) completam a lista de presentes.
A parcela dos que ainda não sabem o que comprarão subiu de 22% em 2016 para 26% neste ano. “Como há mais indecisos, o lojista tem oportunidade de vender produtos de maior valor, mas para isso terá que fazer uma boa oferta ou oferecer um crédito mais longo. Outra sugestão é investir em marketing e promoções. Há pessoas querendo comprar; elas só não sabem o que”, diz Burti. Ele lembra que o Dia das Mães é a segunda data mais forte para o comércio – a primeira é o comércio.
Impostos
Para quem optou por comprar o presente para a mãe, avisamos: prepare o bolso, pois o valor dos impostos é muito alto. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, comprova que, entre os presentes pesquisados, o perfume importado é o que tem a maior incidência tributária, de 78,43%. Também são tributados em mais de 50% os seguintes itens: maquiagem (69,04%), relógio (53,14%) e joias (50,44%).
Já aqueles que preferirem demonstrar seu amor com o típico almoço do Dia das Mães também não escaparão da mordida da fera: pelos cálculos do IBPT, 32,31% do valor total da conta de um restaurante são tributos.
Até mesmo os filhos que preferirem comemorar de maneira simbólica não escaparão de contribuir com os cofres públicos, presentear a mãe com flores significa gastar 17,71% do preço em encargos.
“De qualquer forma, escolher um presente para demonstrar o amor e a gratidão neste próximo dia 14 de maio, pode ser um grande desafio, uma vez que os produtos mais procurados nesta época têm uma alta carga de tributos. Contudo, este é um ótimo momento para chamar a atenção dos brasileiros sobre a quantidade de impostos que se paga de forma indireta, já que o imposto está embutido no valor do produto”, afirma o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.
Conheça a carga tributária dos presentes pesquisados pelo IBPT:
Produto | Tributos | |
Água de colônia – nacional | 50,38% | |
Almoço em restaurante | 32,31% | |
Aparelho MP3 ou iPOD | 49,45% | |
Bolsa de Couro | 41,52% | |
Bota | 36,17% | |
Buquê (FLORES) | 17,71% | |
Calça (tecido) | 34,67% | |
Calça Jeans | 38,53% | |
Camisa | 34,67% | |
Chocolate | 39,61% | |
Computador acima de R$ 3.000,00 | 33,62% | |
Computador até R$ 3.000,00 | 24,30% | |
i pad – TABLET | 39,12% | |
Jóias | 50,44% | |
Livros | 15,52% | |
Maquiagem nacional | 51,41% | |
Maquiagem Importada | 69,53% | |
Pacote Viagem | 29,56% | |
Perfume Importado | 78,99% | |
Perfume nacional | 69,13% | |
Porta retrato | 43,47% | |
Relógio | 53,14% | |
Roupas | 34,67% | |
Secador de cabelos | 47,88% | |
Serviço de TV por Assinatura | 46,12% | |
Sorvete | 38,97% | |
Teatro e cinema | 30,25% | |
Telefone celular | 39,80% | |
Televisor | 44,94% |
Fonte: IBPT