Piso Web – Projeto beneficiará cadastramento de trabalhadores
O pessoal de Recursos Humanos (RH) e profissionais contábeis que trabalham na função do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) terão a partir de 2011 uma poderosa ferramenta que facilitará o trabalho de preenchimento das informações do trabalhador que hoje é feito manualmente.
A Caixa Econômica Federal (CEF), desde o primeiro trimestre deste ano está trabalhando no projeto piloto do Piso Web. Esta ferramenta visa reduzir o tempo de preenchimento das informações dos trabalhadores na base cadastral. Hoje, para que o trabalhador obtenha seu NIS ou PIS o processo ainda é todo manual, através de documentos que devem ser entregues em qualquer agência da CEF. Quando implantado, o processo será efetuado via internet, diretamente pelas empresas através da certificação digital padrão ICP-Brasil, não necessitando o deslocamento às agências.
O Piso Web está sendo testado por algumas empresas de grande porte de Santa Catarina. Após a finalização desses trabalhos o projeto será expandido para todo o país. O prazo para finalização do piloto é até o final de 2010.
Segundo Denise Magalhães, Gerente Regional de Programas Sociais da CEF, a Caixa tem a intenção, a partir da implantação nacional, que as empresas passem a ter outros acessos para facilitar o atendimento. ”É para que a Caixa possa fazer a atualização de endereços e algumas alterações na base cadastral. Hoje todo esse trâmite é efetuado de forma manual, através de formulários. O objetivo nada mais é que agilizar o trabalho das empresas e facilitar o atendimento do cidadão”, esclarece Denise.
O sistema Piso Web é bastante fácil de ser operado e deverá ser usado somente via certificação digital. O uso da certificação já é conhecido pelas empresas, até porque aquelas que trabalham com lucro presumido já vem utilizando. “Inclusive para o FGTS há um projeto grande que será feito a migração da certificação utilizada hoje, que é da Conectividade Social e passará para a certificação digital. Teremos um cronograma de implantação no Brasil que será divulgado brevemente”, diz a gerente.
O contraponto é que esta certificação deve conter o NIS da pessoa que está sendo habilitada para prestar o serviço nos escritórios de contabilidade ou pessoal de RH das empresas, que costumam fazer o preenchimento dessas informações. A certificação será fundamental, pois deverá ser usada nos grandes projetos das empresas. Há alguns escritórios contábeis ou empresas que já possuem a certificação de alguma autoridade certificadora, mas para o Piso Web será essencial o número do NIS do funcionário habilitado.
Para o leitor do Portal Contábil SC que ainda não possui sua certificação digital, ou ainda, seus clientes que ainda resistem à nova tecnologia, agilize. Os Sescon´s Santa Catarina, Grande Florianópolis e Blumenau são Agentes de Registro, contando com atendimento diferenciado e apoio técnico permanente. Entre em contato com o Sescon mais próximo de sua região. Não precisa ser associado para adquirir a certificação. Há alguns empresários que resistem, mas a certificação é um benefício que cada vez é solicitado pelos órgãos e entidades públicas de todas as esferas.
* Assessoria de Imprensa do Sescon Grande Florianópolis.
Olá!
O nome do projeto piloto é mesmo PISO WEB? Não seria PIS WEB?